https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/issue/feedRevista Thésis2025-12-15T14:30:26-03:00James Miyamotojames@fau.ufrj.brOpen Journal Systems<h3><strong>Linha editorial</strong></h3> <p><span style="font-weight: 400;">A Revista <em>Thésis</em> tem como foco principal a publicação de artigos de relevância científica decorrentes de pesquisas de caráter teórico ou empírico, análises críticas ou ensaios, que contribuam para o avanço e a difusão de novos conhecimentos na área de A&U. Conquanto o foco da revista seja, primordialmente, a área de A&U, entende-se que a ciência atual é interdisciplinar e, portanto, a revista poderá aceitar contribuições de outros campos disciplinares afins, de maneira a aumentar o impacto da publicação e sua circulação nacional e internacional. A revista <em>Thésis</em> corrobora as premissas da Ciência Aberta e não cobra qualquer taxa de submissão ou publicação. </span></p>https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/580A praça como operação do espaço aberto moderno2025-12-15T14:30:20-03:00Anderson Dall'Albadallalba.anderson@gmail.com<p>É sabido que a arquitetura moderna repensou a cidade tradicional à luz da noção ideal da cidade-parque, em que o vazio urbano convertido em natureza assumiria papel protagonista. No entanto, apesar das representações dos modelos utópicos terem enfatizado o espaço aberto como parque, a praça também foi objeto de concepções de personagens canônicos da vanguarda. Este artigo examina as propostas de Oscar Niemeyer e Le Corbusier para o edifício-sede da ONU (1947), demonstrando que, apesar de haver certa semelhança nos elementos compositivos, elas diferem expressivamente na configuração arquitetônica e simbólica do espaço aberto. Enquanto Corbusier pensou o espaço aberto sob os edifícios como um parque verde, ao modo de seu modelo ideal de Ville Radieuse (1930), Niemeyer o desenhou como uma praça cívica monumental, ressaltando explicitamente o caráter simbólico necessário à instituição. Ao analisar as duas concepções, o trabalho avança na discussão morfológica da praça moderna, tensionando a suposta homogeneidade do vazio moderno colocada com frequência por parte da crítica, bem como sinalizando uma relevante contribuição do arquiteto brasileiro ao tema.</p>2025-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Anderson Dall'Albahttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/566Análise dos impactos no conforto térmico a partir de simulações computacionais relacionadas às modificações na cobertura do solo2025-12-15T14:30:25-03:00Lucivaldo Dias Bastosldiasbastos@gmail.comPatricia Drachpatricia.drach@gmail.com<p>A intensa urbanização, caracterizada pelo aumento de superfícies impermeáveis e pelo uso de materiais de construção com alta capacidade de absorção e retenção de calor, tem alterado o equilíbrio natural de energia e radiação na superfície terrestre, contribuindo para o aquecimento das cidades. Este estudo investigou as alterações microclimáticas associadas à implantação da Vila Olímpica e Paralímpica Rio 2016, com o objetivo principal de avaliar os impactos da modificação da cobertura do solo sobre o microclima urbano local. A análise foi realizada por meio de simulações computacionais utilizando o software ENVI-met 3.1, abrangendo análises quantitativas, qualitativas e simulações em três diferentes períodos temporais. Os resultados indicaram que a substituição de áreas naturais por superfícies edificadas elevou significativamente a temperatura do ar, impactando diretamente o conforto térmico da região. No entanto, o estudo também evidenciou que a adoção de estratégias de mitigação, como a inserção de áreas verdes, pode contribuir de forma expressiva para a melhoria das condições ambientais locais.</p>2025-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Lucivaldo Bastos, Patricia Drachhttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/557Terra para quê te quero2025-12-15T14:30:21-03:00Iabel Cristina Melo de Oliveira Nascimentoizabel.nas13@gmail.comIngrid Gomes Bragaingridbraga@professor.uema.br<p>As mudanças climáticas têm aumentado o número de reuniões entre organizações internacionais para traçar soluções de mitigação. Muitos acordos são firmados com longos prazos de implementação, tornando necessário considerar também abordagens de curto prazo, que contribuam para o bem-estar e identificação de regiões mais vulneráveis e lacunas de adaptação. Considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, este trabalho destaca a importância da adoção de práticas de proteção das culturas construtivas tradicionais e da assimilação dessas técnicas comunitárias pelos profissionais que produzem e projetam os espaços construídos. Para tanto, foca na valorização das técnicas tradicionais de construção em terra no Maranhão, apresentando práticas e conhecimentos registrados durante visitas às comunidades tradicionais de Canelatiua, no município de Alcântara-MA, e Santa Maria de Guaxenduba, no município de Icatu-MA. Seus relatos mostraram que os sistemas construtivos tradicionais em terra são uma solução eficiente para o microclima da região, sustentável, com potencial de representação histórico-cultural, e produzindo uma arquitetura que pode ser mantida e adaptada pelas próprias pessoas. Essa flexibilidade e respeito pelo uso de materiais locais e pela tradição de construção são uma resposta à crise climática e uma solução de curto prazo, contribuindo para a resiliência, a qualidade de vida e a saúde das pessoas, lugares e lares.</p>2025-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Iabel Cristina Melo de Oliveira Nascimento, Ingrid Gomes Bragahttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/583Entre gênero e território2025-12-15T14:30:23-03:00Maria Eliza de Freitas Otonimaria.otoni@ufu.brNádia Leitenadia.leite@ufu.brSimone Barbosa Villasimonevilla@ufu.br<p>O artigo analisa as interseções entre gênero, moradia e a participação feminina nas reformas habitacionais em contexto de habitação de interesse social. Destaca-se o papel das mulheres na gestão do lar, na organização do espaço doméstico e nas estratégias de consolidação das moradias. Com base em estudos de caso realizados nos conjuntos habitacionais térreos, Shopping Park e Pequis, ambos em Uberlândia, Brasil, identifica-se o protagonismo feminino como elemento central na adaptação e uso desses espaços. O objetivo é compreender como as dinâmicas de gênero influenciam os processos de decisão, adaptação das unidades habitacionais, evidenciando esse protagonismo na condução de reformas e ampliações. Com isso, reflete e contribui também para os ODS 5, 10 e 11, igualdade de gênero, redução das desigualdades e cidades e comunidades sustentáveis, respectivamente. O trabalho é fruto da interseção de duas pesquisas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e se insere na pesquisa institucional “RESILIÊNCIA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO E TECNOLOGIA SOCIAL por meio de instrumentos digitais de APO e ATHIS” (financiada pelo PQ/CNPq). A partir da organização metodológica, tem-se uma abordagem qualitativa que combinam elementos de análise etnográfica e fenomenológica, com aplicação de questionários junto às comunidades estudadas. Indicando uma representatividade maior nas entrevistas realizadas, as mulheres se mostram majoritariamente responsáveis pelas residências, superando significativamente os homens nessa função, o que reforça seu papel nas ampliações das casas para adequar às necessidades. Diante disso, destaca-se a importância de formular estratégias específicas para reformas em HIS, aprofundando em estudos voltados ao suporte das mulheres que lideram suas residências.</p>2025-12-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Maria Eliza de Freitas Otoni, Nádia Leite, Simone Barbosa Villahttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/568Habitar a paisagem: as casas de Eyquem em Portezuelo e Radić em Vilches2025-12-15T14:30:25-03:00Suelen Camerinsuelen@castrocamerin.comCarlos Eduardo Binato de Castrocarlos@castrocamerin.com<p><span style="font-weight: 400;">Entre 1979 e 1981, Miguel Eyquem Astorga projetou e construiu a Casa en Portezuelo em Colina, Chile, para seu amigo Luis Peña Guzmán. Entre 2010 e 2012, Smiljan Radić projetou e construiu a Casa para el Poema del Ángulo Recto em Vilches, Chile, para sua família. Por meio de uma análise comparativa aprofundada, este artigo busca aproximar essas duas casas chilenas, distantes temporalmente mas próximas no zelo com a paisagem que as cerca, a fim de investigar e refletir sobre as semelhanças e dissonâncias no que tange os aspectos formais, materiais e simbólicos envolvidos na concepção dessas arquiteturas.</span></p>2025-11-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Suelen Camerin, Carlos Eduardo Binato de Castrohttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/586Planejar por imposição e a ecologia de desastres2025-12-15T14:30:20-03:00Emanuela Rochaemanuelaalves81@gmail.comPatricia Drachpatricia.drach@gmail.com<p>A desconexão entre o planejamento urbano e os aspectos territoriais evidenciam uma dinâmica de imposição de práticas hegemônicas na formação das cidades. A crise de identidade entre a cidade e sua geografia constituem uma ecologia do desastre, em vista das emergências ambientais. Considerando as contradições urbanas existentes, os riscos de desastres evidenciam uma realidade de crise multidimensional. Partindo desse debate, este artigo apresenta enquanto caso-referência a cidade de Petrópolis, fomentando um debate crítico acerca do seu planejamento urbano, marcado por um relevo acidentado e cursos d’água que estruturaram o assentamento urbano. O estudo organiza informações geográficas e urbanísticas, evidenciando o impacto da urbanização dissociada das dinâmicas da natureza. Apesar do potencial de integração, esses dados demonstram a vulnerabilidade urbana, agravada pela impermeabilização do solo e pela segregação socioespacial.</p>2025-12-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Emanuela Rocha, Patricia Drachhttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/561Sistemas socioespaciais de solidariedade2025-12-15T14:30:26-03:00Rafael Goffinet de Almeidarafaelgoffinet@ufba.br<p><span style="font-weight: 400;">A partir do recente cruzamento entre movimentos sociais e o circuito institucional da arte contemporânea - representado pela presença do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) na 35ª Bienal de São Paulo (2023) e pelo coletivo de a(r)tivistas indonésio Ruangrupa na direção artística da Documenta 15 (2022) -, o artigo procurou investigar o que parece ser a formação de uma nova cultura política da participação. Termos como “tecnologia social” e “modelos alternativos de economia”, atribuídos aos movimentos nos marcos da “virada decolonial da arte”, são problematizados a partir de leituras e conceitos que indagaram contradições presentes em processos anteriores de institucionalização das práticas participativas. Assim, a emergência do que chamamos de “sistemas socioespaciais de solidariedade” é analisada através da disputa de seus sentidos político-estéticos e frente a um novo horizonte de anseios por transformações sociais e de problemas urbanos.</span></p>2025-11-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Rafael Goffinet de Almeidahttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/584Quatro pilotis brasileiros: uma tipologia 2025-12-15T14:30:24-03:00Manuella Mendonça Pinheiro Pamponetmanuellamendoncarq@gmail.comVanessa Borges Brasileiro vbbrasileiro@gmail.com<p>O conceito de pilotis (introduzido por Le Corbusier como um dos cinco pontos da arquitetura moderna) foi apresentado aos arquitetos brasileiros como uma nova possibilidade construtiva, espacial e plástica. O presente texto propõe uma investigação sobre como esse dispositivo arquitetônico foi amplamente incorporado no Brasil, baseada na análise de 56 projetos de uso habitacional unifamiliar, entre 1930 e 1978. Por meio da metodologia, procuramos entender as motivações, justificativas e particularidades do uso do pilotis em cada um dos exemplos. A partir desses parâmetros, pode-se estabelecer quatro tipos de pilotis: pilotis mirante, pilotis aéreo, pilotis varanda e pilotis serviço. Esses tipos nos levaram a uma reflexão sobre o modo de fazer pilotis no Brasil.</p>2025-11-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Manuella Pamponet , Vanessa Brasileiro https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/593Os Caminhos da Água: Geografia, Natureza, Sociedade e Arte. The Curiosity Booth. México: Arquine, 2023.2025-12-15T14:30:22-03:00Janaina Marxjmarx@uce.edu.ecHernan Espinoza Rierahrespinoza@uce.edu.ec<p><span style="font-weight: 400;">O livro </span><em><span style="font-weight: 400;">Los caminos del água</span></em><span style="font-weight: 400;">, escrito e ilustrado pelo coletivo equatoriano La Cabina de la Curiosidad, formado pelos arquitetos Daniel Moreno e Marie Combette e publicado pela editora mexicana Arquine, constitui um aporte significativo à bibliografia latino-americana que articula território e sociedade. A obra é um convite à reflexão sobre os processos de urbanização e de ocupação do território, destacando a natureza não apenas como cenário, mas como uma entidade com direitos próprios, capaz de conviver em equilíbrio com as pessoas.</span></p>2025-12-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Janaina Marx, Hernan Espinoza Rierahttps://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/585Entre Fronteiras2025-09-07T17:13:03-03:00Jessica Bittencourt Bezerrajessica.bittencourt@usp.br<p><em>Entre Fronteiras</em> é uma série fotográfica desenvolvida por Jéssica Bittencourt a partir de uma experiência de campo realizada em maio de 2025, durante seu doutorado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP. O projeto nasceu sem previsão inicial, a partir da vivência e observação do cotidiano na Ponte Internacional da Amizade — estrutura que conecta Foz do Iguaçu (Brasil) a Ciudad del Este (Paraguai). Na ocasião, a pesquisadora investigava os impactos da construção de grandes infraestruturas sobre o território, com foco na Usina Hidrelétrica de Itaipu, situada no rio Paraná, entre os dois países.</p> <p>A série fotográfica emerge do cruzamento entre artes visuais e pesquisa urbana, e busca explorar os significados simbólicos, espaciais e cotidianos das zonas de fronteira. A ponte é retratada como um “entre-lugar”: território ambíguo e transitório, onde pessoas, mercadorias e gestos circulam constantemente, mas onde quase nada se fixa. O projeto propõe uma leitura sensível da fronteira como espaço de fluxo e tensão, onde coexistem anonimato, resistência, controle e improviso.</p> <p>As imagens que compõem <em>Entre Fronteiras</em> não documentam apenas um recorte geográfico, mas se concentram nos gestos ordinários e repetidos que moldam a experiência cotidiana desse território. A abordagem estética combina distanciamento e intimidade, visando revelar a potência política e poética desses fragmentos de vida em trânsito.</p> <p>Ao abordar a fronteira não apenas como linha divisória, mas como tecido costurado pelo movimento, o trabalho se insere no debate sobre apropriação do espaço e condição fronteiriça como experiência urbana e social. Por seu caráter experimental, o projeto também contribui para reflexões metodológicas que integram práticas artísticas e investigação acadêmica, ampliando as possibilidades de leitura e representação dos territórios contemporâneos.</p>2025-12-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Jessica Bittencourt Bezerra