CALL FOR PAPERS | EDIÇÕES 15 e 16
CALL FOR PAPERS | EDIÇÕES 15 e 16
[À MARGEM]
O trabalho de organização e edição da revista Thésis 14, em 2022, trouxe um aperitivo que despertou o interesse pelas grandes exibições temporárias a partir da escrita de artigos atuais e marcantes e de traduções de trabalhos antigos relacionados ao Centenário da Independência do Brasil em 1922 e à Semana de Arte Moderna de 1922. Ambos os eventos marcaram a busca por uma identidade brasileira mais ampla que expandisse as margens abarcando nossas particularidades. Pela sua natureza própria de ser vanguarda, evidenciaram proposições e pensamentos iminentes do calor do momento.
Passados 100 anos de tais eventos e debates, a presença da diversidade brasileira na prática artística e arquitetônica ainda é ponto se discussão e crítica, mesmo com suas margens expandidas e mais elásticas em alguma medida. Há a reivindicação de uma cultura da voz, como propõe José Bergano, em ensaio publicado no livro “Modernismos 1922-2022”. A publicação traz um conjunto de ensaios que problematizam a ausência de atores negros e indígenas, o papel das autoras e a expressão dos aspectos de gênero e raça nas obras da Semana de Arte Moderna de 1922, entre outros recortes. Uma cultura, portanto, mais comprometida com novos caminhos ou outros vínculos mais próximos do real.
A revista Thésis 15 convida docentes, discentes e pesquisadores a tratar criticamente o tema, à margem, por vezes nem tão marginais, outros muito marginais ao longo desses 100 anos transcorridos da Semana de Arte Moderna de 1922. O tema pode ser abordado pelo recorte já mencionado, mas também ampliado para outras práticas, produções e reflexões que estiverem a margem do evento, assim como reinterpretações ou releituras de aspectos presentes no discurso oficial consagrado pelo evento e a sua abordagem de modernidade.
As contribuições para a edição número 16 serão de temática livre.
As contribuições serão recebidas em português, inglês e espanhol através da página da revista Thésis até o dia 19 de junho de 2023.
Durante o processo de submissão o autor deverá indicar no campo de sessão, para qual edição o ensaio é destinado, 15 ou 16. Ambas serão publicadas ao longo de 2023.