Sobre a Revista

Missão e Política editorial

A revista Thésis, publicação da ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ISSN - 2447-8679), é uma revista científica, que tem por objetivo primordial a divulgação dos trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos e textos fundamentais, além de resenhas bibliográficas na área de arquitetura e urbanismo (A&U).

Tem como missão a difusão da produção acadêmica, do conhecimento e da reflexão no campo da arquitetura e urbanismo, respeitando a diversidade temática própria da área, por meio da publicação de artigos de excelência, de caráter original e inéditos, bem como de ensaios, textos fundamentais de referência, resenhas bibliográficas e outras matérias de interesse para a comunidade de pesquisadores na área de A&U.

Sua abrangência é nacional, com publicação da produção de pesquisadores da área de A&U de todas as regiões brasileiras, mas a partir deste biênio, propõe-se a abrir diálogos intercontinentais, de maneira a possibilitar a divulgação científica da área para além do país, gerando visibilidade e estreitamento de laços com entidades similares à ANPARQ e com publicações irmãs à Thésis.

Linha editorial

A Revista Thésis tem como foco principal a publicação de artigos de relevância científica decorrentes de pesquisas de caráter teórico ou empírico, análises críticas ou ensaios, que contribuam para o avanço e a difusão de novos conhecimentos na área de A&U. Conquanto o foco da revista seja, primordialmente, a área de A&U, entende-se que a ciência atual é interdisciplinar e, portanto, a revista poderá aceitar contribuições de outros campos disciplinares afins, de maneira a aumentar o impacto da publicação e sua circulação nacional e internacional.

Características gerais

A revista tem periodicidade semestral e está disponível online por meio do sistema OJS 3+ (Open Journal Systems), através do endereço eletrônico: www.thesis.anparq.org.br. A página da revista foi especificamente preparada quando de seu lançamento, em 2016, para que houvesse melhoria gráfica e compatibilização do mecanismo OJS com o projeto gráfico.

O acesso à revista é gratuito, da mesma maneira que a submissão de autores interessados na publicação.  

Estrutura e Conteúdo

Cada número (edição) será dividido em quatro editorias: Ensaios, Arquivo, Recensão e Passagens.

Política de Acesso livre

A Revista Thésis pode ser acessada integralmente online de forma gratuita, seguindo o princípio de democratização do conhecimento científico para qualquer público, desde que sejam resguardados os princípios éticos que embasam a ciência e a política nacional de direitos autorais.