Sobre a Revista

Missão e Política editorial

A revista Thésis, publicação da ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo, é uma revista científica, com atual classificação B5 em Arquitetura, Urbanismo e Design no Qualis Periódicos (CAPES), que tem por objetivo primordial a divulgação dos trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos e textos fundamentais, além de resenhas bibliográficas na área de arquitetura e urbanismo (A&U).

Tem como missão a difusão da produção acadêmica, do conhecimento e da reflexão no campo da arquitetura e urbanismo, respeitando a diversidade temática própria da área, por meio da publicação de artigos de excelência, de caráter original e inéditos, bem como de ensaios, textos fundamentais de referência, resenhas bibliográficas e outras matérias de interesse para a comunidade de pesquisadores na área de A&U.

Sua abrangência é nacional, com publicação da produção de pesquisadores da área de A&U de todas as regiões brasileiras, mas a partir deste biênio, propõe-se a abrir diálogos intercontinentais, de maneira a possibilitar a divulgação científica da área para além do país, gerando visibilidade e estreitamento de laços com entidades similares à ANPARQ e com publicações irmãs à Thésis.

Características gerais (formato, periodicidade, política de acesso livre)

A revista tem periodicidade semestral e estará disponível online por meio do sistema OJS 3+ (Open Journal Systems), através do endereço eletrônico: www.thesis.anparq.org.br. A página da revista foi especificamente preparada quando de seu lançamento, em 2016, para que houvesse melhoria gráfica e compatibilização do mecanismo OJS com o projeto gráfico.

O acesso à revista é gratuito, da mesma maneira que a submissão de autores interessados na publicação.  

Estrutura e Conteúdo

Cada número (edição) será dividido em quatro editorias: Ensaios, Arquivo, Recensão e Passagens.

Periodicidade

A atual comissão editorial [2020-2022], autora deste plano, ciente da descontinuidade da revista no último biênio, e não querendo incorrer em intromissão no trabalho ainda vigente da antiga comissão, realizará a publicação dos números 9, 10, 11 e 12.

Número 09 – Novembro 2020

Número 10 – Dezembro  2020

Número 11 – julho 2021

Número 12 – Dezembro  2021

Política de Acesso livre

A Revista Thésis pode ser acessada integralmente online de forma gratuita, seguindo o princípio de democratização do conhecimento científico para qualquer público, desde que sejam resguardados os princípios éticos que embasam a ciência e a política nacional de direitos autorais.