Técnicas de simulação para analisar as transformações da forma urbana, da paisagem e do micro-clima em Vargem Grande, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Publicado
2016-11-30

    Autores

  • Vera Tangari Proarq/FAU/UFRJ
  • Rogerio Goldfeld Cardeman Proarq/FAU/UFRJ

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa abrangente e interdisciplinar sendo desenvolvida desde 2012 sobre a transformação da paisagem e forma urbana. Neste artigo, apresentamos a análise dos padrões de desenho urbano que estão sendo aplicados em uma região ambientalmente sensível, que está em rápido crescimento urbano, devido ao novo código de legislação urbanística, aprovado em 2009, ao aumento do valor da terra, à implementação de novos investimentos em transportes urbanos e da existência de grandes superfícies de espaços livres de edificação. Para realizar esse estudo, foi elaborada uma estratégia metodológica apoiada na integração entre aspectos geo-biofísicos, análise da legislação e dos lançamentos imobliários em curso, medições e levantamentos de campo, simulações de futuras ocupaçoes e estimativas habitacionais. Os resultados preliminares da pesquisa serão apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
TANGARI, V.; CARDEMAN, R. G. Técnicas de simulação para analisar as transformações da forma urbana, da paisagem e do micro-clima em Vargem Grande, Rio de Janeiro/RJ, Brasil. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2016. DOI: 10.51924/revthesis.2016.v2.35. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/35. Acesso em: 18 abr. 2024.