Fluxo Narrativo na Historiografia Arquitetônica
movimentação gráfica e cronológica de sete livros de panorâmicos da história da arquitetura do século XX
Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão a respeito da movimentação do tempo cronológico em sete narrativas canônicas sobre o século XX da arquitetura. Nele são estudados elementos teóricos sobre a construção textual dos fatos do passado, organizados estruturalmente em uma publicação bibliografica. E a partir desses livros, como objeto de pesquisa e amostra de estudo, são coletados dados cronológicos na elaboração de gráficos comparativos, de modo a perceber a movimentação desses fatos na construção da narrativa histórica.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Daniel. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo académico: dos exemplos internacionais ao caso português, Ler História [On-line], 69 | 2016. Disponível em https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2496. Acesso em 03 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2496
ANKERSMIT, Franklin Rudolf. A escrita da história: a natureza da representação histórica. Tradução Jonathan Menezes et. al. Londrina: EDUEL, 2012.
BARROS, José D’Assunção. História e Pós-Modernidade. Petrópolis: Vozes, 2018.
______________________. Retrodição – Um problema para a construção do tempo histórico. Ler História, 65, 2013, 129-155. DOI: https://doi.org/10.4000/lerhistoria.498
______________________. Teoria da História. A Escola dos Annales e a Nova História. Volume V. Petrópolis: Vozes, 2012.
______________________. Os usos da temporalidade na escrita histórica. SAECULUM. Revista de História. Volume 13. João Pessoa, jul./ dez. 2005.
BONTA, Juan Pablo. American Architects and Texts: American Architects & Texts. Cambridge: MIT Press, 1996.
BRAUDEL, Fernand. Histoire et Sciences sociales : La longue durée. In: Annales. Economies, sociétés, civilisations. 13ᵉ année, N. 4, 1958. pp. 725-753. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/ahess_0395-2649_1958_num_13_4_2781. Acesso em 25 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.3406/ahess.1958.2781
BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry. Vol. 18, No. 1, pp. 1-21, outono, 1991. Disponível em: https://www.sas.upenn.edu/~cavitch/pdf-library/Bruner_Narrative.pdf. Acesso em 23 dezembro de 2021 DOI: https://doi.org/10.1086/448619
CARRARD, Philippe. History and Narrative: An Overview: Plenary. Narrative Matters 2014: Narrative Knowing/Récit et Savoir, Sylvie Patron et Brian Schiff, Jun 2014, Paris, 2014. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01240979/document. Acesso em 25 de maio de 2020.
CASEY, John. Review: Histories of the Immediate Present: Inventing Architectural Modernism by Anthony Vidler. Journal of the Society of Architectural Historians. June 2010, 69, pp. 286–288. https://doi.org/10.1525/jsah.2010.69.2.286. Acesso: 20 de julho de 2020. DOI: https://doi.org/10.1525/jsah.2010.69.2.286
CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger. Historia de la lectura en el mundo occidental. Madrid : Taurus, D.L. 1997
COLLINGWOOD, Robin George. The idea of history. Londres: Endeavour Compass, 2015.
GARDINER, Eileen e MUSTO, Ronald G. The Digital Humanities: A Primer for Students and Scholars. New York: Cambridge University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139003865
GENETTE, Gérard. Boundaries of narrative. New Literary History. Vol. 8, No. 1, outono 1976, pp. 1-13. Acesso em 23 dezembro de 2021. Disponível em: http://users.clas.ufl.edu/burt/PROUST2021INCOMPLETENOVEL/BoundariesofNarrativeG%C3%A9rardGenette.pdf. Acesso em 23 dezembro de 2021
IGGERS, George G. Historiography in Twentieth Century. Middletown, Wesleyan University Press, 1997.
JENKINS, Keith. A história repensada. Tradução Mario Vilela. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Tradução Bernardo Leitão. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
MUNSLOW, Alun. Desconstruindo a história. Tradução Renata Gaspar Nascimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
OSSANI, Taís. Elementos Historiográficos Estruturantes: o sujeito que posiciona e os balizadores numéricos que movimentam sete narrativas da história da arquitetura. 2022. Tese (Doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2022.
RAGO, Margareth et.al. Narrar o Passado, repensar a história. Campinas: UNICAMP/IFCH, 2014.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa – Tomo III. Tradução Roberto Leal Ferreira. Campinas: Papirus, 1997.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.
STONE, Lawrence. The Revival of Narrative: Reflections on a New Old History. Past & Present. Oxford University Press, nº. 85, 1979, pp. 3-24. DOI: https://doi.org/10.1093/past/85.1.3
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Tradução Alda Baltazar e Maria Auxiliadora Kneipp. 4. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução Alípio Correia de Franco Neto. São Paulo: Edusp, 2001.
_____________. Metahistory. The Historical Imagination in Nineteenth Century Europe. Maryland: Johns Hopkins University Press, 2014.
_____________. The Content of the Form: Narrative Discourse and Historical Representation. Maryland: Johns Hopkins University Press, 1990.
_____________. La ficción de la narrativa. Sobre historia, literatura y teoría 1957-2007. Traducción de María Julia De Ruschi. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2011.
_______________. The Value of Narrativity in the Representation of Reality. Critical Inquiry. Vol. 7, No. 1, pp. 5-27, outono, 1980. Acesso em 23 dezembro de 2021. Disponível em: https://digitalrhetoricandnetworkedcomposition.web.unc.edu/wp-content/uploads/sites/11343/2016/01/white-value-of-narrativity.pdf DOI: https://doi.org/10.1086/448086
ZEIN, Ruth Verde (Org.). Revisões historiográficas. Arquitetura moderna no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Books, 2021.
______________. O vazio significativo do cânon. V!RUS, São Carlos, n. 20, 2020.
Copyright
Copyright (c) 2024 Tais Ossani, Ruth Verde Zein, Ana Esteban
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.