A decadência como narrativa

O arraial das Antas, através das narrativas dos viajantes, durante o Século XIX.

Publicado
2025-05-10
Palavras-chave: Arraial das Antas, Decadência, Século XIX, Viajantes Arraial das Antas, decadence, 19th century, travelers Arraial das Antas, decadencia, siglo XIX, viajeros

    Autores

  • Lucas Gabriel Corrêa Vargas Universidade Estadual de Goias https://orcid.org/0000-0002-4409-1923
  • Carolina Pescatori Cândido da Silva Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo investiga a narrativa da decadência presente nas descrições de viajantes europeus sobre o Arraial das Antas, localizado na província de Goiás, durante o século XIX. Através das observações de naturalistas como Saint-Hilaire, Cunha Mattos e Francis Castelnau, as percepções de atraso e decadência associadas à região foram perpetuadas e amplamente incorporadas na historiografia local. Essas descrições moldaram uma imagem negativa da sociedade pós-mineração, marcada pelo esgotamento das jazidas de ouro e pela transição para uma economia agrária. A narrativa da decadência se consolidou como justificativa para a marginalização da província e, posteriormente, influenciou decisões políticas como a transferência da capital de Goiás. Além disso, o estudo traça a ocupação territorial do Arraial das Antas, destacando a relação entre o esgotamento do ouro e a formação de comunidades agrícolas. O artigo também analisa as dificuldades de transporte e o isolamento das localidades, fatores que contribuíram para a construção da imagem de atraso. Embora essa narrativa tenha sido amplamente aceita, historiadores contemporâneos e uma nova interpretação dos registros históricos argumentam que a sociedade goiana, no período pós-mineração, era mais dinâmica do que indicavam as interpretações da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARBO. Lenora de Castro. Cartografia histórica : território, caminhos e povoados em Goiás: 1722- 1889. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2015. 357fls.

BERTRAN, Paulo. Formação Econômica de Goiás. 1. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1979.

BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues. Urbanização em Goiás no século XVIII. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. 2007. 280p.

BOAVENTURA, Deusa Maria Rodrigues, BOAVENTURA, Caroline Rodrigues. Razão e sensibilidade no olhar de Saint-Hilaire sobre as cidades da província de goiás. Revista Mirante, Anápolis (GO), v. 11, n. 8, dez. 2018.

CASTELNAU, Francis de. Expedição às regiões centrais da América do Sul. Trad. Olivério Pinto. São Paulo. Companhia Editora Nacional. v.1, 1949. 383p.

CHAUL, Fayad Nars. Caminhos de Goiás. Da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia : Ed. Da UFG. 2 ed. 2001. 253 p.

GOMES, Bento Pereira. Requerimento de Bento Pereira Gomes, ao rei [D. José], solicitando confirmação da carta de sesmaria no lugar chamado das Antas, no rio Capivari e ribeirão das Antas, Capitania de Goiás. AHU_ACL_CU_008, Cx. 10Doc. 633. Goiás, 09 mar. 1754. Disponível em: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/projeto-resgate/novos-instrumentos-de-pesquisa/catalogo-de-verbetes-dos-documentos-manuscritos-avulsos-da-capitania-de-goias-existentes-no-arquivo-historico-ultramarino/avulsos-goias-1731-1755. Acesso em: 05 set. 2024.

LEAL, Oscar. Viagem às terras goyanas (Brazil Central). Lisboa: Typhografia Minerva Central. 1892.

MARTINS, Fátima de Macedo. Saint-Hilaire em Goiás: Ciência, Viagem e Missão Civilizatória. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, 2017. 136fls.

OLIVEIRA, Adriana Mara Vaz de. Fazendas Goianas: a casa como universo de fronteira. Goiânia: Editora UFG. 2010 452p.

OLIVEIRA, Maria Fátima. Uma releitura dos viajantes europeus: nem tudo era decadência em goiás no século XIX. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 11, n. 1, jan.-jul., 2018.

POHL, Johan E. Viagem no interior do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Edusp. 1976.

PALACÍN, Luis; Garcia, Ledonias Franco; AMADO, Janaína. História de Goiás em Documentos I. Colônia. Goiânia: Editora da UFG, 1995. Documentos Goianos, 29.

QUEIROZ, Bianca Martins de. Raimundo José da Cunha Mattos (1776-1839) “A pena e a espada a serviço da pátria” Dissertação (Mestrado em História) Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2009, 136 fls.

SAINT-HILAIRE, August de. Viagens à Província de Goiás. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EdUSP, 1975.

SILVA, Karla Karoline Rodrigues; MAIA, Cláudio Lopes. Latifúndio: uma análise do arcabouço normativo do regime de Sesmarias no Brasil. Revista de Direito Agrário e Agroambiental | e-ISSN: 2526-0081 | Goiânia | v. 5 | n. 1 | p. 1 - 17 | Jan/Jun. 2019.

VARGAS, Lucas Gabriel Corrêa. As Representações Sociais do Progresso. Uma perspectiva a partir da chegada da Estrada de Ferro em Anápolis, GO. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) Programa de Pós Graduação da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, 2015. 136fls

Como Citar
CORRÊA VARGAS, L. G.; PESCATORI CÂNDIDO DA SILVA, C. . A decadência como narrativa : O arraial das Antas, através das narrativas dos viajantes, durante o Século XIX. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, 2025. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/538. Acesso em: 16 maio. 2025.