Discussão teórica e construção histórica

o espaço cênico em Pevsner, Le Corbusier e Bo Bardi

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: tipologia, théâtre spontané, Teatro Oficina, teoria da arquitetura tipology, théâtre spontané, Oficina Theater, architectural theory tipologia, théâtre spontané, teatro Oficina, teoría de la arquitectura

    Autores

  • Maria Cristina Cabral

Resumo

Nas diversas revisões críticas sobre o Modernismo e no ensejo teórico do Pós-Modernismo, ambos operados nos anos 1980 e 1990, submergiu um esforço de compreender, e muitas vezes classificar, as variadas manifestações do plural século XX. Sob muitos aspectos, buscava-se entender a autonomia e as especificidades dos campos disciplinares, bem como a correlação entre as diferentes formas de expressão. Um dos méritos, talvez o maior, dessa revisão epistêmica e historiográfica, seja a constatação de que a Modernidade nas artes e na arquitetura estava longe de se constituir um bloco único e uniforme, e que até mesmo as trajetórias individuais sofreram transformações quando não inflexões substanciais. Este trabalho estuda três proposições teóricas arquitetônicas modernas do Segundo Pós-Guerra a partir dos diferentes entendimentos do espaço cênico, tanto sua edificação, como o seu lugar de representação social. São elas: o entendimento dos tipos do historiador moderno Nikolaus Pevsner em seu trabalho History of Building Types (1976); a proposta corbusiana para a caixa cênica Boîte des miracles (década de 1950); e a concepção cênica para a Ópera dos Três tostões (1960) no Teatro Carlos Gomes em Salvador, de Lina Bo Bardi.

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Como Citar
CABRAL, M. C. Discussão teórica e construção histórica: o espaço cênico em Pevsner, Le Corbusier e Bo Bardi. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.416. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/416. Acesso em: 21 dez. 2024.