Discussão teórica e construção histórica

o espaço cênico em Pevsner, Le Corbusier e Bo Bardi

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: tipologia, théâtre spontané, Teatro Oficina, teoria da arquitetura tipology, théâtre spontané, Oficina Theater, architectural theory tipologia, théâtre spontané, teatro Oficina, teoría de la arquitectura

    Autores

  • Maria Cristina Cabral

Resumo

Nas diversas revisões críticas sobre o Modernismo e no ensejo teórico do Pós-Modernismo, ambos operados nos anos 1980 e 1990, submergiu um esforço de compreender, e muitas vezes classificar, as variadas manifestações do plural século XX. Sob muitos aspectos, buscava-se entender a autonomia e as especificidades dos campos disciplinares, bem como a correlação entre as diferentes formas de expressão. Um dos méritos, talvez o maior, dessa revisão epistêmica e historiográfica, seja a constatação de que a Modernidade nas artes e na arquitetura estava longe de se constituir um bloco único e uniforme, e que até mesmo as trajetórias individuais sofreram transformações quando não inflexões substanciais. Este trabalho estuda três proposições teóricas arquitetônicas modernas do Segundo Pós-Guerra a partir dos diferentes entendimentos do espaço cênico, tanto sua edificação, como o seu lugar de representação social. São elas: o entendimento dos tipos do historiador moderno Nikolaus Pevsner em seu trabalho History of Building Types (1976); a proposta corbusiana para a caixa cênica Boîte des miracles (década de 1950); e a concepção cênica para a Ópera dos Três tostões (1960) no Teatro Carlos Gomes em Salvador, de Lina Bo Bardi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
CABRAL, M. C. Discussão teórica e construção histórica: o espaço cênico em Pevsner, Le Corbusier e Bo Bardi. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.416. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/416. Acesso em: 3 maio. 2024.