A transição da fachada

do Eclético ao Art Decó

Publicado
2023-12-30
Palavras-chave: arquitetura, Art Decó, Eclético, fachada, tipologia architecture, Art Deco, Eclectic, facade, typology arquitectura, Art Decó, Eclétctico, fachada, tipologia

    Autores

  • Luciana Nemer Diniz

Resumo

As fachadas que serão abordadas no presente artigo se referem ao período do final do século XIX aos anos 30 do século passado, fase da transição da economia rural para a urbana, do agrário para o industrial e da monarquia para a república. Ao observar a iconografia da época, a mudança ocorre através de elementos da arquitetura que alteram a linguagem e a tipologia das construções sem, no entanto, alterar o ritmo visto que nos centros históricos a herança urbana dos lotes estreitos do período colonial o fazia permanecer. Como as fachadas fecham o espaço urbano da mesma forma que as paredes delimitam internamente os ambientes, essas o fecham em um ritmo constante gerando espaços onde é usual perceber efeitos compositivos como a repetição, a translação, a simetria e o espelhamento de elementos. Nas ruas e avenidas as alterações de fachadas se darão mais pelas esquadrias e adornos do que pela escala e proporção das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALBERNAZ, Maria Paula. Dicionário Ilustrado de Arquitetura. São Paulo: ProEditores, 1997-1998.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de Projetos de Arquitetura: Procedimento. Rio de Janeiro, p. 27. 1994.

CHING, Francis D. K. Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem. 3ª edição, Editora Bookman, 2013.

CHING, Francis D. K. Dicionário Visual de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COLIN, Silvio. Uma Introdução à Arquitetura. Rio de Janeiro: UAPÊ, 2000.

CORREIA, Telma de Barros Org. Forma Urbana e Arquitetura de Vilas Operárias e Núcleos Residenciais de Empresas no Brasil. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2011.

IMAC – INSTITUTO MUNICIPAL DE ARTE E CULTURA. Corredor Cultural: como recuperar, reformar ou construir seu Imóvel. Rio de Janeiro: RIOARTE / IPLANRIO, 1985.

PEDREIRA, Lívia. Dicionário da Construção. São Paulo: Editora Abril, 1996.

PINHAL, P. O que é Fachada? – Terminologias Arquitetônicas. Colégio de Arquitetos. Disponível em < http://www.colegiodearquitetos.com.br> Acesso em: 11 maio 2018.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da Arquitetura no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.

SANTOS, Paulo F. Quatro Séculos de Arquitetura. Rio de Janeiro: IAB, 1981.

STOTT, Rory. Em foco: Le Corbusier. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br> Acesso em: 14 ago. 2018.

VAZ, Lillian Fessler. Modernidade e Moradia – Habitação coletiva no Rio de Janeiro séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.

Como Citar
NEMER DINIZ, L. A transição da fachada: do Eclético ao Art Decó. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v4.439. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/439. Acesso em: 4 maio. 2024.