Usos do precedente: a construção do repertório arquitetônico na prática projetual

Publicado
2016-11-30

    Autores

  • Rogério de Castro Oliveira

Resumo

Este artigo discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliês dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e à correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.

Palavras-chave: arquitetura; projeto; repertório; aprendizado.

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Referências

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Como Citar
DE CASTRO OLIVEIRA, R. Usos do precedente: a construção do repertório arquitetônico na prática projetual. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2016. DOI: 10.51924/revthesis.2016.v2.45. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/45. Acesso em: 21 dez. 2024.