Usos do precedente: a construção do repertório arquitetônico na prática projetual
Resumen
Este artigo discute o uso de soluções exemplares como critério de projeto, focalizando a prática pedagógica da arquitetura que tem lugar nos ateliês dos cursos de graduação. A construção de conhecimento arquitetônico no projeto implica o uso de precedentes, quer como ponto de partida (aberto a manipulações adaptativas), quer como ferramentas de comparação aplicadas a posteriori a verificações tipológicas e à correção de decisões projetuais que conduzem às configurações do partido. A descrição, interpretação e transformação dos tipos como parte de uma abordagem "imitativa" do projeto arquitetônico é o tema central de uma epistemologia da prática, tal como sugerida por Donald Schön, e fundamenta o exercício da invenção compositiva. Nesta perspectiva, a imaginação figurativa interage com um catálogo coletivo de obras de arquitetura paradigmáticas, constituindo um conjunto de requerimentos eletivos progressivamente incorporados ao repertório do projetista.
Palavras-chave: arquitetura; projeto; repertório; aprendizado.
Descargas
Métricas
Citas
DÍEZ, F. Crise de autenticidade: mudanças na produção da arquitetura argentina 1990-2002. Tese de doutorado. Porto Alegre: Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, UFRGS, 2005.
HABERMAS, J. La lógica de las ciencias sociales. Madrid: Tecnos, 1990.
PIAGET, J. et al. Le possible et le nécessaire. Paris: PUF, 1981.
PIAGET, J.; GARCÍA, R. Psicogénesis y historia de la ciencia. México: Siglo Veintiuno, 1982.
PURINI, F. La arquitectura didáctica. Valencia: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos Técnicos de Murcia, 1984.
ROWE, C; KOETER, F. Collage city. Cambridge, Mass,: MIT, s.d.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Trad. de Educating the reflexive practitioner, 1998.
Derechos de autor
Derechos de autor 2016 Rogério de Castro Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.