As Tintas e Cores do Imaginário

a abordagem de Gilberto Freyre do imaginário da casa

Publicado
2024-10-21
Palavras-chave: Gilberto Freyre;, imaginário, casa, casa brasileira Gilberto Freyre, imaginary, house, brazilian house Gilberto Freyre, imaginario, casa, casa brasileña

Resumo

O artigo apresenta a abordagem do escritor e cientista social Gilberto Freyre (1900-1987) a respeito do imaginário em torno da casa, tema central em sua obra. O imaginário, dimensão essencial da existência humana, na obra freyreana é estudada a partir de três instâncias. A primeira, dos recursos empregados para proteção da casa e da família: a profilaxia, os rituais, o papel da fauna e da flora, os talismãs e recursos mágicos, assim como os santos. A outra instância é a da família ampliada para abrigar parentes invisíveis, como os santos e os mortos, e a presença de assombrações. Por último, do que chamamos de ecologia fantástica, que envolve os significados conferidos à flora e fauna, os augúrios que estes traziam e aquelas criaturas sobrenaturais dos pesadelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CORBIN, Alain. El Perfume o el Miasma: el olfato y lo imaginario social. Siglos XVIII y XIX. Mexico: FCE, 1987.

FREYRE, Gilberto. A Natureza e as Superstições (1925). In: FREYRE, Gilberto. Retalhos de Jornais Velhos. 2ª edição, revista, e muito aumentada de Artigos de Jornal. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Ed., 1964a.

FREYRE, Gilberto. A propósito da filosofia social e suas relações com a sociologia histórica. In: FREYRE, Gilberto. Novas Conferências em Busca de Leitores. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife / Editora Universitária - UFPE, 1995. [Palestra ministrada em 1943].

FREYRE, Gilberto. A propósito de camas de noivos. FREYRE, Gilberto. Pessoas, Coisas e Animais. Edição especial para MPM Propaganda. São Paulo: Círculo do Livro S/A., 1979a. [Publicado originalmente no dia 1º de novembro de 1953 no Diário de Pernambuco].

FREYRE, Gilberto. A propósito do sobrado brasileiro de origem açoriana: sua relação com outros sobrados de residência. In: FREYRE, Gilberto. A Casa Brasileira. Tentativa de síntese de três diferentes abordagens já realizadas pelo autor, de um assunto complexo: a antropológica, a histórica, a sociológica. Rio de Janeiro: Grifo Edições, 1971.

FREYRE, Gilberto. Açúcar: uma sociologia do doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. [Publicado pela primeira vez em 1939]

FREYRE, Gilberto. Aspectos de um século de transição no Nordeste do Brasil. In: FREYRE, Gilberto. Região e Tradição. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Ed., 1941.

FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho. Algumas notas históricas e outras tantas folclóricas em torno do sobrenatural no passado recifense. 5ed. Rio de Janeiro: Topbooks Ed., 2000.

FREYRE, Gilberto. Aventura e Rotina. São Paulo: É Realizações, 2010a.

FREYRE, Gilberto. Bichos reais e imaginários. In: FREYRE, Gilberto. Pessoas, Coisas e Animais. Edição especial para MPM Propaganda. São Paulo: Círculo do Livro S/A., 1979b. [Publicado originalmente em 27 de junho de 1942 no Diário de Pernambuco].

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala. Formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51ed. rev. São Paulo: Global, 2006a.

FREYRE, Gilberto. Dom Pedro II, imperador cinzento de uma terra de sol tropical. In: FREYRE, Gilberto. Perfis de Euclides e Outros Perfis. 1 ed. digital. São Paulo: Global Editora, 2013a.

FREYRE, Gilberto. Em Tôrno de Alguns Túmulos Afro-Cristãos: Moçâmedes. Salvador: Aguiar & Souza Ltda./ Livraria Progresso Editora, 1959.

FREYRE, Gilberto. “Encanta-Môça” (1924). In: FREYRE, Gilberto. Retalhos de Jornais Velhos. 2ª edição, revista, e muito aumentada de Artigos de Jornal. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Ed., 1964b.

FREYRE, Gilberto. Ferro e Civilização no Brasil. Recife: Fundação Gilberto Freyre/ Rio de Janeiro: Record, 1988.

FREYRE, Gilberto. Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife. 2ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Ed., 1942.

FREYRE, Gilberto. Homem, Cultura e Trópico. Recife: Universidade do Recife, Imprensa Universitária, 1962.

FREYRE, Gilberto. Homens, casas, animais e barcos do São Francisco. In: FREYRE, Gilberto. Pessoas, Coisas e Animais. Edição especial para MPM Propaganda. São Paulo: Círculo do Livro S/A., 1979c. [Publicado originalmente em 30 de outubro de 1949 no suplemento literário do Diário de Notícias.]

FREYRE, Gilberto. Mucambos do Nordeste. Algumas notas sobre o tipo de casa popular mais primitivo do nordeste do Brasil. 2.ed. rev. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, Imprensa Universitária, 1967a.

FREYRE, Gilberto. Nordeste. Aspectos da Influência da Cana sobre a Vida e a Paisagem do Nordeste do Brasil. 2ed. revista e ampliada. São Paulo: Livraria José Olympio, 1951.

FREYRE, Gilberto. Nós e a Europa Germânica. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Bra-Deutsch Ltda., 1987. [Publicado originalmente em 1971.]

FREYRE, Gilberto. Novo Mundo nos Trópicos. 3ed. rev. São Paulo: Global Editora, 2011. [Primeiro publicado como Brazil, an Interpretation em 1945, depois como New World in Tropics, ampliada em 4 capítulos e introdução].

FREYRE, Gilberto. O ânimo folclórico no comportamento e na cultura do brasileiro, inclusive na literatura. In: FREYRE, Gilberto. Alhos e Bugalhos. Ensaios sobre temas contraditórios: de Joyce à Cachaça; de José Lins do Rego ao Cartão-Postal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

FREYRE, Gilberto. O Luso e o Trópico. São Paulo: É Realizações, 2010b.

FREYRE, Gilberto. O Velho Félix. In: FREYRE, Gilberto. Perfis de Euclides e Outros Perfis. 1 ed. digital. São Paulo: Global Editora, 2013b.

FREYRE, Gilberto. Oh de Casa! Em torno da casa brasileira e de sua projeção sobre um tipo nacional de homem. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1979c.

FREYRE, Gilberto. O Recife, Sim! O Recife, Não! São Paulo: Arquimedes Edições, 1967b.

FREYRE, Gilberto. Olinda. 2º Guia Prático, Histórico e Sentimental de Cidade Brasileira. 4ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1968. [Primeira edição de 1939.]

FREYRE, Gilberto. Sobrados & Mucambos. Decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2004.

FREYRE, Gilberto. Tempo Morto e Outros Tempos. Trechos de um diário de adolescência e primeira mocidade 1915-1930. 2 ed. rev. São Paulo: Global Editora, 2006b.

FREYRE, Gilberto. Vida Social no Brasil dos Meados do Século XIX. São Paulo: Global, 2013c. [Originalmente escrita em 1922].

PALLARES-BURKE, Maria Lúcia; BURKE, Peter. Repensando os Trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre. São Paulo: Editora Unesp, 2009.

REIS, João José. A Morte é uma Festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

THOMAS, Keith. O Homem e o Mundo Natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Como Citar
PAZ, D. J. M. As Tintas e Cores do Imaginário: a abordagem de Gilberto Freyre do imaginário da casa. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, 2024. DOI: 10.51924/revthesis.2024.v9.469. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/469. Acesso em: 20 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)