Cidades antigas edilícia nova

Publicado
2017-12-01

    Autores

  • Roberto Pane Universidade Federal da Paraíba
  • Tradução Nivaldo Andrade

Resumo

Città antiche edilizia nuova | Cidades antigas edilícia nova, de Roberto Pane, é o artigo que compõe a seção Arquivo, segundo tradução criteriosa e precisa de Nivaldo Andrade Júnior. Considerado como documento fundamental para os estudos acerca da preservação de bens patrimoniais, tem origem em comunicação apresentada no VI Congresso Nacional de Urbanismo, realizado em Turim, em 1956, tendo sido publicada em seus anais (1957) e, posteriormente, em livro homônimo (1959). Segundo Nivaldo Andrade Júnior, o texto é uma resposta a Cesare Brandi, que entendia haver uma incompatibilidade entre a arquitetura moderna e o sítio urbano histórico, como pode ser visto em Processo all'architettura moderna, artigo de sua autoria publicado na revista L'architettura cronache e storia, em setembro de 1956 - um mês antes do Congresso de Turim. Em Città antiche edilizia nuova, Pane defende "o valor coletivo da estratificação histórica [...] dos nossos centros antigos", , entendendo que há lugar para arquitetura de outros tempos – os novos e os que hão de vir, na cidade histórica.

Trata-se do primeiro texto de Roberto Pane a ser traduzido para a língua portuguesa, 30 anos após a sua morte. É uma oportuna homenagem que a Revista Thésis faz a um dos mais importantes pensadores do campo da preservação, no momento em que a discussão acerca do patrimônio nacional e, notadamente, dos sítios históricos se faz necessária e urgente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
PANE, R.; ANDRADE, T. N. Cidades antigas edilícia nova. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2017. DOI: 10.51924/revthesis.2017.v2.174. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/174. Acesso em: 18 abr. 2024.