Uma teoria, alguns princípios e muita arquitetura: a atualidade do pensamento brandiano no em intervenções arquitetônicas na Alemanha, Dinamarca e Itália.

Publicado
2017-10-31

    Autores

  • Betânia Brendle Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O contexto preexistente da cidade contemporânea tem sido frequentemente espoliado pela inserção da arquitetura autorreferente e de autor que cancela a presença do passado e transforma o ambiente construído em uma imagem antitética profundamente artificial e espetacularizada para atender exigências do mercado e do turismo. Há, entretanto, a prática responsável e ética da inserção da nova arquitetura na preexistência realizada com posicionamento crítico, fundamentado em conceituações teóricas válidas, com cautela e respeito pelo que lá e considerando a complexidade histórica da obra de arte que é a arquitetura e seu entorno. Este trabalho discute (1) intervenções projetuais contemporâneas de caráter integrativo-dialético entre o novo e o antigo na preexistência arquitetônica relacionando princípios formulados por Cesare Brandi em sua Teoria da Restauração e outros escritos, nos projetos realizados por David Chipperfield (Neues Museum, Berlin), BFM Architekten Berlin (Meisterhäuser Bauhaus, Dessau), Inger e Johannes Exner (Koldinghus, Kolding, Dinamarca) e Pier Luigi Cervellati (Oratorio dei Filipini, Bologna); bem como (2), o resultado da ausência de suas orientações referentes ao exercício crítico no preenchimento de lacunas e no restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, materializada na criação do grande vazio urbano resultado do congelamento das ruínas da Chiesa Madre, proposto pelo projeto de Álvaro Siza e Roberto Collovà na Piazza Alicia, em Salemi-Trapani, na Sicilia.

Palavras-chave: Projeto contemporâneo. Ambiente construído. Cesare Brandi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AQUILI, L., ALBERG, E. Landmarks urbani. In: L’industria italiana delle construzioni. XL, 2006, 390, pp:50-55.

BONELLI, R.. Architettura e restauro. Venezia: Neri Pozza Editore, 1959.

BRANDI, C. Una perla nel golfo della Spezia: Panigaglia. In: Il Patrimonio Insidiato. Scritti sulla tutela del paesaggio e dell'arte, 1966, pp: 150-152. Roma: Editori Riuniti, 2001.

BRANDI, C. L’isolamento di Santa Chiara. In: Il Patrimonio Insidiato. Scritti sulla tutela del paesaggio e dell'arte,1957. pp: 288-291. Roma: Editori Riuniti, 2001.

BRANDI, C. Processo all’architettura moderna. L’Architettura. Cronache e Storia. Nº 11, settembre, 1956, pp:356-360.

BRANDI, C. Archeologia Siciliana. In: Bollettino dell’ ICR, n.28, pp:93-10, 1957, Roma.

BRANDI, C. Il vecchio e il nuovo nella città antica. Siena: Accademia Senese degli Intronati e Betti Editrice, 2007.

BRANDI, C. Teoria da Restauração. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.

BRENDLE, B. Uma incompleta e vaga lembrança: a reconstrução “evocativa” das residências dos Mestres da Bauhaus em Dessau. In: Anais do 11° SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Recife: DOCOMOMO_BR, 2016.

BRENDLE, B. A Teoria de Restauração de Cesare BRANDI aplicada na Arquitetura: o Neues Museum Berlin. Pesquisa de Pós-Doutorado realizada na TU-Dresden com Bolsa Capes. Dresden: Technische Universität Dresden / Institut für Baugeschichte, Architekturtheorie und Denkmalpflege, 2015a.

BRENDLE, B. Cesare BRANDI e Franco Minissi: a expressão moderna do restauro arquitetônico e arqueológico na Sicília. In: Anais do 4º Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação Belo Horizonte, novembro, 2015b.

BRENDLE, B. Um olhar brandiano ano em Peter Zumthor: Arquitetura e Intervenção. In: Revista In Situ, vol.1, n. 1, 2015c.

Disponível em http://www.revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/276

BRENDLE, B. Projeto de restauração e intervenção como projeto de arquitetura: Cesare BRANDI e o Neues Museum Berlin. In: Anais do VI Projetar, Salvador, novembro, 2013.

CARBONARA, G. Depoimento por e-mail à autora. Roma, 2016.

CARBONARA, G. Architettura d’oggi e restauro. Um confronto antico-nuovo. Milano: UTET, Scienze Tecniche, 2013.

CARBONARA, G. Restauro architettonico: principi e método. Roma: M. E. Architectural Book and Review, 2012.

CARBONARA, G. Antico e nuovo a confronto. L’innesto del nuovo sull’antico: un quadro di riferimento. In: Cesare BRANDI e l’Architettura. Convegno. Fondazione Bruno Zevi, 2007. Disponível em http://www.fondazionebrunozevi.it/BRANDI/interventi/BRANDI_CARBONARA.htm

CARBONARA, G. Brandi e a restauração arquitetônica hoje. Desígnio, 2006, n.6, p:35-47.

CARBONARA, G.; Andreoli, Gabriela. Paul Philippot (1925). In: Torsello, Paolo. Che cos’è il restauro? Nove studiosi a confronto. Venezia: Marsilio Editori, 2005, pp: 59-63.

CARBONARA, G. Avvicinamento al Restauro. Teoria, Storia, Monumenti. Napoli: Liguori Editore, 1997.

CARBONARA, G. Restauro fra conservazione e ripristino: Note sui più attuali orientamenti di método. In: Palladio, 1990, III, N. 6, pp:43-76.

CERVELLATI, P. Il restauro del teatro progettato da Poletti e’ il segno della nostra modernita. In: Il ripristino filologico Garzillo-Cervellati (2004). In: L’Arengo (Rimini), maggio 2007, pag.4). Disponível em: http://www.riminicittadarte.it/il-brutto-che-avanza/item/103-il-ripristino-filologico-garzillo-cervellati-2004.html

CERVELLATI, P Da periferia a città. Entrevista a Giovanni De Pascalis. In: Italia Nostra, 2006, 416, pp: 1619.

CHIPPERFIELD, D. The Neues Museum architectural concept. In: Staatliche Museum zu Berlin et all. The Neues Museum Berlin. Conserving, restoring, rebuilding within the World Heritage. Leipzig: E. A. Seemann, 2009.

DE FUSCO, R. Il futuro della critica. In: La città nuova italia-y-26 invito a VEMA (La Biennale di Venezia, 10). Bologna: Editrice Compositori, 2006.

DE VITA, M. Architetture nel tempo Dialoghi della materia, nel restauro. Firenze: Firenze University Press, 2015.

EXNER, J. Koldinghus. København: Arkitektens Forlag, 1994.

FIORETTI, D., MARQUEZ, J.-G. Präzision der Unschärfe – Wie die Meisterhäuser Gropius und Moholy-Nagy neu entstehen sollen. Interview von Ingolf Kern mit Donatella Fioretti und Josè Gutierrez Marquez für die Stiftung Bauhaus Dessau. 2014. Disponível em: http://www.bauhaus-dessau.de/index.php?die-natur-des-erinnerns Acessado em 28/03/2016.

KANTON ST.GALLEN BAUDEPARTEMENT - HOCHBAUAMT. Kantonale Notrufzentrale KNZ St.Gallen Neubau. St. Gallen: 2000, Hochbauamt.

PAGLIA, A. Il restauro dell’ Oratorio de San Filippo Neri. In: La città del secondo Rinascimento, N.38, Apri. 2010. Disponível em http://www.lacittaonline.com/index.php?q=node/1063

PANE, G. Storia e metaprogetto nell’ incontro fra antico e nuovo. In: Antico e nuovo. Architetture e architettura. Atti del Convegno, Venezia 2004. Padova: Il Poligrafo, 2007, pp:63-84.

PURINI, F. La bellezza utile dell’architettura. In: Malfona, Lina. Per uma definizione del progetto. Roma: Kappa, 2010.

SOBEJANO, E. You have to find a balance. Interview conducted by David Cohn. In: SPEECH Tchoban & Kuznetsov, 11/2013, pp:198-225.

TORSELLO, P. Che cos’è il restauro? Nove studiosi a confronto. Venezia: Marsilio Editori, 2005.

VARAGNOLI, C. Il culto dei monumenti. In: XX1 secolo. Appendice dela Enciclopedia Italiana di Scienze, Lettere ed Arti, IV vol. Gli spazi e le arti. Roma: Istituto dela Enciclopedia Italiana, 2010, pp:403-413

VARAGNOLI, C. Antichi edifici, nuovi progetti. Realizzazioni e posizioni teoriche dagli anni Novanta ad oggi. In: A. Ferlenga, E. Vassallo, F. Schellino (a cura di), Antico e Nuovo. Architetture e architettura, atti del convegno internazionale (Venezia 31 marzo - 3 aprile 2004). Padova: Il Poligrafo, 2007.

VARAGNOLI, C. Restauro. Uma storia italiana. In: Progetto & Pubblico, 13/2004, Aprile, pp:30-34.

Como Citar
BRENDLE, B. Uma teoria, alguns princípios e muita arquitetura: a atualidade do pensamento brandiano no em intervenções arquitetônicas na Alemanha, Dinamarca e Itália. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 2017. DOI: 10.51924/revthesis.2017.v2.99. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/99. Acesso em: 29 mar. 2024.