Empoderamento comunitário

A importância da capacitação técnica feminina

Publicado
2024-08-14
Palavras-chave: Empoderamento comunitário, contribuições técnicas da arquitetura e do urbanismo, ação comunitária, mulheres e direito à cidade, melhorias habitacionais

    Autores

  • Ester Carro Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Angelica Benatti Alvim Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumo

Cidades, substantivo feminino, mas que história contam as cidades sobre as mulheres? Como as ações de planejamento têm sido pensadas para atender as necessidades desse segmento da população? (COTA, 2021, p. 24). Ao invés de serem moldadas exclusivamente por interesses comerciais ou políticas centralizadas, as cidades precisam ser produtos da participação ativa de seus moradores, levando em consideração as urgências das mulheres na construção dos territórios e no desenvolvimento das políticas públicas. Nessa via, o presente trabalho discute a ótica do acesso à moradia digna ligado ao direito à cidade, destacando sua natureza holística e orientada para a participação, que visa capacitar mulheres para assumir o controle de seu próprio desenvolvimento. Em seguida, enfoca-se na capacitação técnica das mulheres, realizada pelo Instituto Fazendinhando, no Jardim Colombo, favela situada na região do Morumbi, um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo, ressaltando como o acesso a habilidades técnicas relevantes pode capacitar as mulheres a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Busca-se disseminar as experiências e resultados como um caminho para estender os métodos e práticas da arquitetura e do urbanismo, visando melhorar as condições de vida das camadas carentes da população, especialmente das mulheres em comunidades urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
CARRO, E.; BENATTI ALVIM , A. . Empoderamento comunitário: A importância da capacitação técnica feminina. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, 2024. DOI: 10.51924/revthesis.2024.v9.503. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/503. Acesso em: 15 ago. 2024.