Vicissitudes da liberdade disciplinar: contribuições para uma discussão crítica sobre o ensino do projeto de arquitetura
Resumo
O presente artigo aborda a questão do ensino de projeto à luz dos referenciais de liberdade disciplinar que o governam. Toma como estudo de caso o ensino praticado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, construindo uma crítica à tradição programática herdada do funcionalismo que essa escola ajudou a difundir no Brasil. Para tanto, recorre a uma série de exemplos internacionais que vêm associando a pesquisa com o ensino de projeto, apontando assim para uma nova e promissora forma liberdade disciplinar.
Downloads
Métricas
Referências
AURELI, Pier Vittorio. The Dom-Ino Problem: Questioning the Architecture of Domestic Space, Log, nº30 (Winter 2014), pp. 153-168.
BARTHES, R. La mort de l’auteur, Mantéia, nº 5, 1968, p. 12-17. DOI: https://doi.org/10.3406/comm.1968.1175
CHUIHUA, J. C. et al. (eds.). Harvard Design School Guide to Shopping. Cambridge, Mass.: Harvard Design School, 2001.
COMAS, C. E.: Projeto Arquitetônico, Disciplina em Crise, Disciplina em Renovação. São Paulo: Projeto, 1986.
FAVERO, M. O.. Dos mestres sem escola a escola sem mestre. Rio de Janeiro: Programa de Pós-graduação em Arquitetura, FAU-UFRJ (tese de doutorado em arquitetura), 2009.
FOUCAULT, M. Ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1999 (Ed. Original Paris, Gallimard, 1971).
KOOLHAAS, R. Nova York Delirante: um manifesto retroativo para Manhattan. Barcelona: G. Gili, 2011. (Tradução de: Delirous New York: A Retroactive Manifesto for Manhattan, 1978).
KOOLHAAS, R. Rem Koolhaas. Interview with Jennifer Sigler. Index Magazine, 2000, www.indexmagazine.com/interviews/rem_koolhaas.shtml. Data de acesso: 30/11/2020.
KOPP, A. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. São Paulo: Nobel, 1990.
MARQUES, E. Estruturas do discurso jornalístico. In Conceição, F. (Org.). Entrevozes: enredos institucionais e midiáticos. São Luís: Edufma, 2008, p. 25-41.
VENTURI, R.; et al. Aprendendo com Las Vegas. O simbolismo (esquecido) da forma arquitetônica. Chicago: Ivan R. Dee, 1997 (Tradução de: Learning from Las Vegas, 1972)
WALKER, Enrique. “Retroactive Manifestos”, in BUCKLEY, Craig (ed.). After the manifesto. Writing, architecture, and media in a new century. Nova York: GSAPP, 2011, pp. 140-150.
IBARZ, V.; VILLEGAS, M. El método paranoico-crítico de Salvador Dalí. Revista de História de la Psicología, vol. 28, nº 2/3, 2007, p. 107-112.
YANEVA, A. Made by the Office for Metropolitan Architecture: an ethnography of design. Rotterdam: 010 Publishers, 2009.
Copyright
Copyright (c) 2021 Guilherme Lassance
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.