Ação cartográfica na noite do museus
A percepção dos caminhos que permeiam a arte e a arquitetura da cidade
Resumo
O objetivo do artigo é relacionar a apropriação espacial na cidade contemporânea com a produção de lugar em suas arquiteturas. Entendemos que, eventos públicos como a Noite dos Museus, ações de apropriação espacial urbana, como o Projeto Cartografia da Hospitalidade e grandes exposições de arte contemporânea, como a Bienal do Mercosul são expressões culturais multidisciplinares, que adaptam e ressignificam espaços, produzindo lugares que, apesar de efêmeros, são manifestações da pluralidade dos desejos da urbanidade e agentes do por vir. Para exemplificar este entendimento, utilizamos como objeto de estudo as percepções e significações de lugares durante a Ação Cartográfica do grupo do Projeto de Pesquisa Cartografia da Hospitalidade, durante a Terceira Noite dos Museus, evento que ocorreu paralelamente a Bienal do Mercosul, no Centro Histórico de Porto Alegre, em 19 de maio de 2018.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, José Francisco (ORG). BIENAL 11 - O triângulo do Atlântico: catálogo da 11° Bienal do Mercosul. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2018.
CASTELLO, Lineu. A percepção de lugar: repensando o conceito de lugar em arquitetura-urbanismo. Porto Alegre: PROPAR-UFRGS, 2007.
CASTELLO, L.; SMIDT, L. Uma ideia resiliente na história do urbanismo. In: XII SHCU - SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO. 2012, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: PROPAR/PROPUR UFRGS, 2012.
DERRIDA, Jacques. Uma arquitetura onde o desejo pode morar: entrevista de Jacques Derrida a Eva Meyer. NESBIT, Kate. Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica. São Paulo: Cosac Naify, 2006, p. 166 e 172.
KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da (Orgs). Pistas do método da cartografia – pesquisa-intervenção e produção da subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.
PAESE, Celma. Errando te leio: a experiência do contramapeamento da cidade contemporânea. Pixo: revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade. Pelotas: UFPEL, n.1, vol. 1, p. 138-149, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pixo/issue/view/634> Ultimo acesso: 12 de agosto de 2018. DOI: https://doi.org/10.15210/pixo.v1i1.11135
Sites
WIEDERSPAHN, Theo. DELFOS – espaço de documentação e memória cultural da PUC-RS. Disponível em: <http://www.pucrs.br/delfos/?p=theo> Último acesso em 15 de agosto de 2018.
CARTOGRAFIA DA HOSPITALIDADE – Projeto de pesquisa. Disponível em:
<https://cartografiadahospita.wixsite.com/cartografia> Último acesso em 15 de agosto de 2018.
Copyright
Copyright (c) 2023 Celma Paese, Fábio Bortoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.