Impactos Morfológicos Gerados por Equipamentos de Infraestrutura Urbana: Um olhar sobre as subestações elétricas no Rio de Janeiro

Publicado
2022-12-21
Palavras-chave: forma urbana, urbanismo, infraestrutura urbana urban form, urbanism, urban infrastructure forma urbana, urbanismo, infraestructura urbana

Resumo

Fundamentais para a vida urbana, as infraestruturas técnicas como as de saneamento e de energia se organizam em sistemas territoriais, atendendo a cidades e metrópoles. Em sua escala local, porém, seus equipamentos, como estações de tratamento e subestações elétricas, comumente se inserem de maneira alheia. Muros altos e extensos, grandes áreas de acesso restrito e consequente ruptura do tecido urbano, geram monotonia, baixa caminhabilidade, sensação de insegurança. A análise de subestações elétricas no Rio de Janeiro evidencia, em diferentes escalas, impactos morfológicos e aponta a necessidade de novas abordagens projetuais a partir das dinâmicas contemporâneas e da apreensão do tema no campo da Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOWDEN, D.; BRADY, C. North Sydney Zone Substation Redevelopment Environmental Assessment. Sydney: Energy 2U Alliance, 2010. Disponível em: https://www.planningportal.nsw.gov.au/major-projects/project/21321 . Acesso em: 19/05/2021.

BENTLEY, I.; ALCOCK, A.; MURRAIN, P.; et al. Responsive environments: a manual for designers. Oxford: Architectural Press, 2010.

JACOBS, J. Morte e Vida de Grandes Cidades. 2ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

LEHNERER, A. Grand Urban Rules. Rotterdam: 010 Publishers, 2009.

LIGHT. Histórico do Desenvolvimento do Sistema Rio: 1905 - 1960. Rio de Janeiro: Light Serviços de Eletricidade S/A. s.d.

LINS, M. V. F. Impactos Morfológicos Gerados por Equipamentos de Infraestrutura Urbana: Um olhar sobre as subestações elétricas no Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prourb, Rio de Janeiro, 2015.

LYNCH, K. A Boa Forma da Cidade. Lisboa: Edições 70, 1999.

PANERAI, P. Análise Urbana. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

SANTOS, C. N. F. A cidade como um jogo de cartas. Niterói: EDUFF - Editora Universitária, 1988.

SECCHI, B. Primeira Lição de Urbanismo. São Paulo. Perspectiva, 2012

Como Citar
LINS, M.; BORDE, A. Impactos Morfológicos Gerados por Equipamentos de Infraestrutura Urbana: Um olhar sobre as subestações elétricas no Rio de Janeiro. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, 2022. DOI: 10.51924/revthesis.2022.v7.294. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/294. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.