Crianças na Cidade

Uma Abordagem Freiriana para a Transformação do Espaço Urbano

Publicado
2024-12-09
Palavras-chave: Pedagogia urbana, Práticas Territoriais, Decodificação urbana, Participação Infantil

    Autores

  • Ana Luiza Aureliano Silva UFSJ/ DAUAP - Professora Substituta
  • Liza Maria Souza de Andrade

Resumo

A educação urbana, fundamentada nos princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, visa transformar a relação entre os cidadãos e o espaço urbano. Este artigo explora como a pedagogia para a liberdade, aplicada à leitura do espaço urbano por crianças, promove uma transformação social ao engajar os aprendizes no planejamento das cidades. A pesquisa-ação envolveu crianças do Ensino Fundamental de uma escola públiva em atividades de análise e planejamento urbano, utilizando duas metodologias principais: a "Linguagem de Padrões", de Alexander et al., e a Análise do Contexto baseada nas Dimensões da Sustentabilidade, proposta por Andrade e Lemos (2015), para a decodificação do espaço e na criação de soluções para os problemas urbanos locais. Os resultados indicam que a participação ativa das crianças nas discussões urbanas e a construção de uma pedagogia urbana crítica oferecem um caminho promissor para a construção de territórios educadores e mais inclusivos. O projeto culminou com a produção do "Jornal do Afeto", em que as crianças articularam suas observações em um formato jornalístico. A pesquisa demonstrou a eficácia da abordagem interdisciplinar ao conectar urbanismo, educação e participação infantil na transformação do espaço urbano.

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Como Citar
AURELIANO SILVA, A. L.; SOUZA DE ANDRADE, L. M. . Crianças na Cidade: Uma Abordagem Freiriana para a Transformação do Espaço Urbano. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, 2024. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/532. Acesso em: 21 dez. 2024.

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