Morfologia urbana e regulação urbanística
o caso do núcleo histórico de Icoaraci em Belém, PA
Resumo
A elaboração de legislações urbanísticas específicas é delegada ao Poder Público Municipal. A existência de municípios que concebem legislações urbanísticas genéricas, que não refletem as características da estrutura urbana existente prejudicam a eficiência e justiça no planejamento e gestão urbana. O presente trabalho discute como a forma urbana do Núcleo Histórico de Icoaraci, em Belém-PA, está sujeita ao Plano Diretor do Município de Belém, e como este instrumento orienta o modo de ocupação do lote. Adota-se como área de estudo os bairros do Cruzeiro e Ponta Grossa em Icoaraci, denominados como Núcleo Histórico de Icoaraci. Nele é feita uma proposta de um zoneamento de caráter morfológico desenvolvido a partir do exame das características do plano e tecido urbanos, bem como do padrão de uso e ocupação do solo. A finalidade da proposta é confrontar as diretrizes de uso e ocupação e os índices urbanísticos definidos pela legislação urbanística vigente e as características morfológicas existentes. Os resultados da aplicação dos índices urbanísticos em vigor aos lotes caracterizados pelas suas composições morfológicas demostram a insuficiência do atual modelo de regulação urbanística em regular de maneira adequada a ocupação de quadras com qualidades históricas e urbanísticas específicas a serem preservadas.
Downloads
Métricas
Referências
BELÉM (Município). Lei nº 7.682, de 05 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a regionalização administrativa do município de Belém, delimitando os respectivos espaços territoriais dos distritos administrativos e dá outras providências. Belém: 1994.
_______________. Lei complementar nº 02, de 19 de julho de 1999. Dispõe sobre o parcelamento, ocupação e uso do solo urbano do Município de Belém e dá outras providências. Belém: 1999.
_______________. Lei nº 8.655, de 30 de julho de 2008. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Belém, e dá Outras Providências. Belém: 18 mai. 1994.
_______________. Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (CTM/BELÉM). Cadastro Técnico Multifinalitário. Belém: 2001.
CASTRO, F. F. Entre o Mito e A Fronteira, estudo sobre a figuração da Amazônia na produção artística contemporânea de Belém. Belém: Labor editorial, 2011.
CYMBALISTA, R. Regulação urbanística e morfologia urbana. In: ROLNIK, R. (coord.). Regulação urbanística e exclusão territorial. São Paulo. Instituto Pólis, 1999. (Publicações Pólis 32).
DIAS, M. Urbanização e Ambiente Urbano no Distrito Administrativo de Icoaraci, Belém-PA. 2013. 314 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo. São Paulo: 2013.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: < http://migre.me/v74u1 >. Acesso em: 22 ago. de 2016. Censo Demográfico: 2010
LAMAS, J. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
LEMOS, Antônio José de. 1905: o município de Belém. 4. ed. Belém: Arquivo da Intendência Municipal de Belém, 1906. 275 p. Disponível em: <http://migre.me/v6IlQ>. Acesso em: 05 set. 2016.
O LIBERAL. Plano Diretor de Belém é letra morta: Descontrole. Três anos após sua sanção, lei não teve efeitos práticos para planejar a cidade. Belém: 25 mar. 2011. Atualidades, p. 2-3. Disponível em: <http://migre.me/wgk2X>. Acesso em: 16 mar. 2017
PEREIRA COSTA, S. e NETTO, M. Fundamentos de morfologia urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.
SARGES, M. Belém: riquezas produzindo a Belle-Époque (1870-1912). Belém: Paka-tatu, 2000.
Copyright
Copyright (c) 2023 Alberto P. Cassiano Lima, José Júlio F. Lima, Roberta M. Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.