O Edifício Formac pelas lentes de João Alberto Fonseca da Silva

Publicado
2021-03-31
Palavras-chave: João Alberto Fonseca da Silva, Edifício Formac, Carlos Alberto Holanda Mendonça, arquitetura moderna, fotografia João Alberto Fonseca da Silva, Formac Building, Carlos Alberto Holanda Mendonça, modern architecture, photography João Alberto Fonseca da Silva, Edificio Formac, Carlos Alberto Holanda Mendonça, arquitectura moderna, fotografía

    Autores

  • Manuela Catafesta Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Fábio Bortoli Centro Universitário Ritter dos Reis http://orcid.org/0000-0001-5358-479X

Resumo

O propósito deste artigo é ampliar o debate sobre a história da fotografia no Rio Grande do Sul, mais especificamente sobre a prática da fotomontagem no campo da arquitetura, tendo em vista os raros estudos nessa área. A fotomontagem foi a modalidade de expressão capaz de ilustrar as novas possibilidades de simulação das transformações pelas quais passariam a capital gaúcha na década de 1950. Em Porto Alegre, o primeiro fotógrafo a utilizar a técnica da fotomontagem na arquitetura foi João Alberto Fonseca da Silva que, mesmo sendo autodidata, pode ser considerado um visionário na arte de fotografar. João Alberto utilizou essa técnica pioneiramente no Edifício Formac (1952), a partir da encomenda do arquiteto Carlos Alberto Holanda Mendonça. O objetivo do arquiteto era ilustrar, em etapa de projeto, a inserção do edifício em seu contexto, num período que a capital gaúcha passava por um notável processo de verticalização urbana. O artigo se vale da coleta, análise e divulgação de material de acervo, composto pelas etapas da fotomontagem e fotografias da construção do edifício Formac, que foi doado ao Centro Universitário Ritter dos Reis pelo próprio fotógrafo, e que configura um importante registro da história da fotografia e da arquitetura gaúcha e brasileira, além de herança cultural sem precedentes no Rio Grande do Sul. Com isso, se espera colaborar para a divulgação do acervo fotográfico de João Alberto e para o entendimento de sua produção. A fotomontagem do Formac, que ainda hoje chama atenção pela qualidade técnica, expressividade e precisão, foi um elemento importante para a divulgação da nascente arquitetura moderna no contexto local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ABREU FILHO, Silvio Belmonte de. Vertigem das alturas. In FIORE, Renato Holmer (org.). Modernização e verticalização da área central de Porto Alegre. Porto Alegre: Marcavisual, 2016.

BUENO, Marcos. A obra do arquiteto Carlos Alberto Holanda Mendonça. Dissertação (Mestrado) –Universidade Federal Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, 2012.

COMAS, Carlos Eduardo; Piñon, Helio. Inventário da arquitetura moderna em Porto Alegre – 1945/65. Porto Alegre: Marcavisual, 2013.

CANEZ, Anna Paula (et al.) Acervos Azevedo Moura e Gertum e João Alberto: imagem e construção da modernidade em Porto Alegre. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2004.

CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo. ARS Revista do Depto. de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP. São Paulo, ano I, n. 1, p.67-81, 2003.

FABRIS, Annateresa. Entre arte e propaganda: fotografia e fotomontagem na vanguarda.

GONÇALVES, Magali Nocchi Collares. A fronteira do moderno: Holanda Mendonça e a difusão da arquitetura moderna brasileira no sul. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, 2017.

LUCCAS, Luís H. H. Arquitetura moderna brasileira em Porto Alegre sob o mito do ''gênio artístico nacional''. Tese (Doutorado) - Universidade Federal Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, 2004.

MACHADO, Nara. Modernidade, arquitetura e urbanismo: o centro de Porto Alegre (1928-45). Tese - Curso de Pós-Graduação em História do Brasil do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Porto Alegre: PUC/RS, 1998.

MASSIA, Rodrigo. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, 2008.

MONTEIRO, Charles (Org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

PUHL, L. S. ; AZEVEDO, A. M. ; BERCHON, J. S. ; CALOVI, F. W. ; ENGERS, T. C. Arquitetura Moderna em Porto Alegre: relatos pelas lentes de João Alberto Fonseca da Silva. In: Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2016, Porto Alegre. Anais do IV ENANPARQ, Estado da Arte, 2016.

SILVA, João Alberto Fonseca da. apud MASSIA, Rodrigo. Fotógrafos, espaços de produção e usos sociais da fotografia em Porto Alegre nos anos 1940 e 1950. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História, Porto Alegre, 2008.

XAVIER, Alberto; MIZOGUCHI, Ivan. Arquitetura moderna em Porto Alegre. São Paulo: Pini, 1987.

Como Citar
CATAFESTA, M.; BORTOLI, F. O Edifício Formac pelas lentes de João Alberto Fonseca da Silva. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, 2021. DOI: 10.51924/revthesis.2020.v5.226. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/226. Acesso em: 25 abr. 2024.