O Palácio do Exército

Projeto e experiência de Oscar Niemeyer para o Quartel General do Exercíto em Brasília - 1968-73

Publicado
2021-12-20
Palavras-chave: palácio do exército. niemeyer. quartel general do exército. pré-fabricação. brasília. army palace. niemeyer. army headquarters. prefabrication. brasilia. Palacio del ejército. niemeyer. cuartel general. prefabricacion. Brasilia.

    Autores

  • Bruno Pedro Campos Universidade de Brasilia
  • Eduardo Rossetti UNIVERSIDADE DE BRASILIA - UNB

Resumo

A historiografia da arquitetura moderna brasileira vem sendo destacada como tema de amplo interesse e mantém a expansão seus domínios, mediante as pesquisas desenvolvidas nas últimas décadas. Neste contexto o interesse pela trajetória, pela produção e pela complexidade da obra de Oscar Niemeyer também é uma constante nas pesquisas e nos seminários da área. Ao mesmo tempo em que as novas pesquisas e o uso intenso de tecnologias e bases documentais digitais pode proporcionar tal expansão nas pesquisas —especialmente vinculadas aos Projetos de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação— certas lacunas podem ser detectadas e abrir um campo para especulações sobre Niemeyer. Nesta perspectiva de pesquisas em potencial se situa o projeto e a obra de Oscar Niemeyer para a sede do Quartel General do Exército – QGEx em Brasília, desenvolvido entre 1968-73. Trata-se de um conjunto arquitetônico destacado num setor urbano autônomo, o Setor Militar Urbano – SMU, que é parte integrante dos espaços representativos da capital. A presença de setores militares no Plano Piloto de Brasília é algo constante me diversos projetos apresentados no concurso, inclusive no Plano de Lucio Costa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRAGA, Milton. O concurso de Brasília. São Paulo: Cosacnaify, 2010.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.

COHEN,Jean-Louis. O futuro da arquitetura desde 1889: Uma história mundial. S.Paulo: Cosacnaify,2013.

FICHER, Sylvia. Guiarquitetura Brasília. Brasília. Editare Editora, 2000.

FICHER Sylvia; SCHLEE, Andrey. Guia de Obras De Oscar Niemeyer: Brasília 50 Anos. Brasília. Câmara dos Deputados, 2010.

FICHER, Sylvia. Censura e Autocensura - Arquitetura brasileira durante a ditadura militar. Artigo publicado no portal Vitruvius em maio de 2014.

FRAMPTON, Kenneth. História Crítica da Arquitetura Moderna. São Paulo: M. Fontes Editora, 2015.

GASPARI, Elio. A Ditadura Envergonhada. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2002.

NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer – minha arquitetura 1937-2004. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2004.

SCHLEE, A. R.; GARCIA, C.; TENORIO, G. Registro arquitetônico da Universidade de Brasília. 1. ed. Brasília: Editora da UNB, 2014.

TAVARES, Jeferson. Projetos para Brasília e a cultura urbanística nacional. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, EESC, 2004.

ZEIN, Ruth Verde; BASTOS, Maria Alice Junqueira. Brasil. Arquiteturas após 1950. São Paulo: Perspectiva, 2015.

L´Architecture d’Aujourd’hui n.171, Janvier/Fevrier, 1974.

Como Citar
CAMPOS, B. P.; ROSSETTI, E. O Palácio do Exército: Projeto e experiência de Oscar Niemeyer para o Quartel General do Exercíto em Brasília - 1968-73. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, 2021. DOI: 10.51924/revthesis.2021.v6.281. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/281. Acesso em: 18 abr. 2024.