Especulação imobiliária em eixo de expansão do mercado imobiliário: A (in)sustentabilidade dos vazios urbanos de Capim Macio/Natal
Resumo
Este trabalho é resultado parcial de uma pesquisa em andamento acerca dos vazios urbanos na cidade de Natal. Esses vazios estudados são compreendidos como sendo a efetivação da retenção especulativa da terra na extensão da cidade, cujos impactos socioambientais se dão no uso não sustentável do espaço urbano, e, portanto, a pesquisa busca contribuir com a sua conceituação, categorização e identificação. Este artigo foca no bairro de Capim Macio, que é uma das áreas de interesse do mercado imobiliário - por sua proximidade com a região turística da cidade - e tem sofrido pressões para que sejam alteradas suas prescrições urbanísticas no atual processo de revisão do Plano Diretor de Natal. Desse modo, objetiva-se contribuir com as discussões acerca do cumprimento da função social da propriedade nos vazios urbanos e dos impactos das possíveis mudanças do processo revisor, apresentando uma análise de como o potencial construtivo do bairro sob especulação poderá se comportar a partir das propostas realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), bem como os impactos da ampliação da demanda por infraestrutura urbana, sobretudo do sistema de saneamento.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, C. G. D. et al. Memorial: Análise Urbana de Capim Macio. Natal: Trabalho de Graduação da disciplina de Planejamento e Projeto Urbano e Regional 02 do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.
ATAÍDE, R. M. D. C. et al. Vazios urbanos em Natal: um estudo para categorização das áreas ociosas e subutilizadas. ENANPUR, Natal, 27 maio 2019.
BORDE, A. D. L. P. Vazios urbanos: perspectivas contemporâneas. Rio de Janeiro: Teses (doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.
BORDE, A. D. L. P. Vazios urbanos contemporâneos: conceitos, permanências e alteridades. In: ORG. BORDE, A. D. L. P. Vazios urbanos: percursos contemporâneos. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012. p. 222.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Capítulo II Da Política Urbana, 1988. Disponível em: <http://tiny.cc/2rotez>. Acesso em: 15 set 2018.
______. Lei Federal no 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da Cidade, 2001. Disponível em: <http://tiny.cc/vnotez>. Acesso em: 25 julho 2019.
CAVACO, Cristina Soares. Os espaçamentos ilegítimos ou a condição suburbana do vazio. In: Atas do Seminário de Estudos Urbanos. Lisboa: ISCTE, 2007.
Oculto para avaliação às cegas
__________, S. M. D. O. L. Vazios urbanos: estudos morfológicos no bairro de Capim Macio, em Natal, Rio Grande do Norte, entre 2007 e 2018. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trabalho para a disciplina de Planejamento e Projeto Urbano e Regional 06 do curso de Arquitetura e Urbanismo, 2018.
EBNER, I. D. A. R. A cidade e seus vazios: investigação e proposta para os vazios de Campo Grande. Campo Grande: UFMS, 1999. 230 p.
NATAL. Lei Complementar no 082, de 21 de jun. de 2007. Plano Diretor de Natal, Natal, RN, 21 Jun 2007. 6.
NATAL. SEMURB. Anuário de Natal 2017-2018. Natal: SEMURB, 2018. 570 p.
NATAL. SEMURB. Minuta: Texto prévio da revisão do Plano Diretor de Natal. 2020. Disponível em: shorturl.at/ijm05. Acesso em: 31 mar. 2020.
SILVA, K. M. D. O processo de urbanização turística em Natal: a perspectiva do residente. Natal: Dissertação (mestrado) Programa de Pós-Graduação em Geografia / Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007.
SANTOS, K. M. de S. et al. Conflitos socioambientais do adensamento urbano em Natal a partir do mapeamento do sistema de esgotamento sanitário atualmente implantado. In: III Encontro Nacional da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas – III ENEPCP, 3, Natal/RN. Natal, EPCP, 2019. Disponível em: shorturl.at/ijmwA. Acesso em: 31 mar. 2020.
TRIBUNA DO NORTE: CAERN adia conclusão da ETR Jaguaribe para ano que vem. Natal, 13 fev. 2020. Disponível em: shorturl.at/cqtC0. Acesso em: 31 mar. 2020.
VIÉGAS, R. O. D. M. C. Adensamento, verticalização e infraestrutura urbana: o caso do bairro de Capim Macio - Natal/RN. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Artigo científico (graduação), 2018.
Copyright
Copyright (c) 2022 Amiria Bezerra Brasil, Saulo Matheus de O. LIMA, Renata Cybele dos REIS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.