Impactos Morfológicos Gerados por Equipamentos de Infraestrutura Urbana: Um olhar sobre as subestações elétricas no Rio de Janeiro
Resumo
Fundamentais para a vida urbana, as infraestruturas técnicas como as de saneamento e de energia se organizam em sistemas territoriais, atendendo a cidades e metrópoles. Em sua escala local, porém, seus equipamentos, como estações de tratamento e subestações elétricas, comumente se inserem de maneira alheia. Muros altos e extensos, grandes áreas de acesso restrito e consequente ruptura do tecido urbano, geram monotonia, baixa caminhabilidade, sensação de insegurança. A análise de subestações elétricas no Rio de Janeiro evidencia, em diferentes escalas, impactos morfológicos e aponta a necessidade de novas abordagens projetuais a partir das dinâmicas contemporâneas e da apreensão do tema no campo da Arquitetura e Urbanismo.
Downloads
Métricas
Referências
BOWDEN, D.; BRADY, C. North Sydney Zone Substation Redevelopment Environmental Assessment. Sydney: Energy 2U Alliance, 2010. Disponível em: https://www.planningportal.nsw.gov.au/major-projects/project/21321 . Acesso em: 19/05/2021.
BENTLEY, I.; ALCOCK, A.; MURRAIN, P.; et al. Responsive environments: a manual for designers. Oxford: Architectural Press, 2010.
JACOBS, J. Morte e Vida de Grandes Cidades. 2ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
LEHNERER, A. Grand Urban Rules. Rotterdam: 010 Publishers, 2009.
LIGHT. Histórico do Desenvolvimento do Sistema Rio: 1905 - 1960. Rio de Janeiro: Light Serviços de Eletricidade S/A. s.d.
LINS, M. V. F. Impactos Morfológicos Gerados por Equipamentos de Infraestrutura Urbana: Um olhar sobre as subestações elétricas no Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Prourb, Rio de Janeiro, 2015.
LYNCH, K. A Boa Forma da Cidade. Lisboa: Edições 70, 1999.
PANERAI, P. Análise Urbana. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
SANTOS, C. N. F. A cidade como um jogo de cartas. Niterói: EDUFF - Editora Universitária, 1988.
SECCHI, B. Primeira Lição de Urbanismo. São Paulo. Perspectiva, 2012
Copyright
Copyright (c) 2022 Miriam Lins, Andréa Borde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.