Projetar: pensar o futuro, vivendo o presente

Publicado
2022-04-19
Palavras-chave: Modelo Modelo Modelo

    Autores

  • Fernando Atique
  • Lidia Quiéto Viana
  • Marcio Cotrim
  • Rachel Coutinho Marques da Silva

Resumo

 A palavra “projetar” talvez seja a que mais utilizamos em nosso ofício. Dicionarizada há séculos, em nosso métier significa antever, criar, grafar e registrar ideias e espaços. Mais recentemente, por meio do desenvolvimento das tecnologias gráficas, percebemos que projetar também abarcou, com grande repercussão, o público que se interessa pelas propostas arquitetônico-urbanísticas, imputando-lhe mais prestígio como antecipador de realidades. Projetar, de qualquer maneira, é palavra revestida de simbolismos. Vivemos uma época em que sonhar faz-se mais que necessário. É um exercício de retomada da vida, em suas múltiplas possibilidades. Carecemos de projeto de nação, de urbes e pólis; de vida pessoal e coletiva; de sistemas verdes e de saúde; de lugares de afeto e de memórias. Nossa profissão também carece de redefinições de maneira a produzir uma percepção social de que temos - ainda, e talvez mais que antes - uma função social a cumprir em um mundo marcado por traumas, alguns deles, inimagináveis há poucos anos.      

O número 12 da Revista Thésis demarca um momento muito importante, que é o de retomada de projetos. Depois de 24 meses de uma experiência tenebrosa, que foi a vivência de uma pandemia que redefiniu modos de habitar, de trabalho, de lazer e de sociabilidade, entregamos uma edição que traz demarcações de esperança. Esperamos, enquanto Comissão Editorial, que estejamos contribuindo para um projeto de vida institucional da nossa ANPARQ, mas também de um país. Com esta edição, parte dos nossos editores deixa a função, seguindo acordo de revezamento assumido com a diretoria da Associação. Os colegas Rachel Coutinho Marques da Silva (PPGArq/PUC-Rio) e Fernando Atique (UNIFESP) se despedem, e os colegas Márcio Cotrim e Lídia Quieto continuam, recebendo na equipe  da revista, que ficará encarregada dos próximos números, os colegas Tomás Antônio Moreira (IAU/USP), e James Shoiti Miyamoto (PROURB/UFRJ). É um tempo, então de balanço deste último biênio, não somente de um projeto de redefinição da revista, mas, também, de levar adiante novos projetos para a Thésis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
ATIQUE, F.; QUIÉTO VIANA, L.; COTRIM, M.; COUTINHO MARQUES DA SILVA, R. Projetar: pensar o futuro, vivendo o presente. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 6, n. 12, 2022. DOI: 10.51924/revthesis.2021.v6.355. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/355. Acesso em: 20 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)