De territórios vulneráveis aos Territórios Educativos

Publicado
2021-04-28
Palavras-chave: Território, território educativo, vulnerabilidade social Territory, educational territory, social vulnerability Territorio, territorio educativo, vulnerabilidad social

    Autores

  • Rafael Gomes Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ
  • Giselle Azevedo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ

Resumo

O desafio da implantação dos territórios educativos é justamente dar conta da complexidade das dinâmicas territoriais. Em cidades onde as disputas de classe estão territorializadas, parece fundamental pensar os processos educativos numa visão mais pluralista, reticular, que considere múltiplos espaços, culturas e identidades. Ou seja, esse desafio é maior nas regiões onde as desigualdades sociais tornam os sujeitos vulneráveis a territórios da violência, do medo, da pobreza. Para os mais ricos, certamente a experiência da multiterritorialidade é uma opção, portanto a imersão em territórios educativos independe de ações políticas em contextos fixos. Para os mais pobres, os problemas sociais da cidade tendem a impedir que eles desenvolvam conexões tanto físicas quanto simbólicas para que possam acessar múltiplos territórios de desenvolvimento individual e coletivo, de ordem educativa, cultural e social. Como é possível organizar políticas efetivas de desenvolvimento socioeducativo em espaços cada vez mais desarticulados e fragmentados?

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Como Citar
GOMES, R.; AZEVEDO, G. De territórios vulneráveis aos Territórios Educativos. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 2021. DOI: 10.51924/revthesis.2020.v5.224. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/224. Acesso em: 3 dez. 2024.