Duas exposições emblemáticas

Publicado
2022-12-21
Palavras-chave: Mallet-Stevens, Exposição L'architecture et les arts qui s'y rattachent, École Spéciale d'Architecture, Lucio Costa, Escola Nacional de Belas Artes, Salão Revolucionário Mallet-Stevens, Exposição L'architecture et les arts qui s'y rattachent, École Spéciale d'Architecture, Lucio Costa, Escola Nacional de Belas Artes, Salão Revolucionário Mallet-Stevens, Exposição L'architecture et les arts qui s'y rattachent, École Spéciale d'Architecture, Lucio Costa, Escola Nacional de Belas Artes, Salão Revolucionário

    Autores

  • Silvia Palazzi Zakia nenhuma

Resumo

O artigo aborda a correlação entre duas exposições emblemáticas para ensino da arquitetura moderna nos anos 1920-30, que ocorreram em Paris e no Rio de Janeiro. A primeira intitulada L’architecture et les arts qui s’y rattachent promovida pelo arquiteto Robert Mallet-Stevens, em 1924, em Paris e, a segunda, organizada por Lucio Costa, denominada Salão Revolucionário de 1931. Ambas foram organizadas pelos arquitetos e docentes de instituições acadêmicas de arquitetura, respectivamente, Costa na direção da Escola Nacional de Belas Artes e Mallet-Stevens, na École Spéciale d’Architecture. O artigo pretende demonstrar as similaridades que as duas experiências expositivas guardam entre si. O cotejamento dos resultados dessas duas experiências expositivas merece análise mais aprofundada. Ambas foram fruto de rápidas incursões dos arquitetos - Mallet-Stevens, em Paris, e Costa, no Rio de Janeiro, - o primeiro na docência e o segundo na direção de instituições conservadoras de ensino. As tentativas, em ambos os casos, de renovar o debate artístico, culminaram com as destituições de Mallet-Stevens e Costa dos respectivos cargos, de docente e de diretor. No entanto, a repercussão das duas mostras nos meios culturais e artísticos locais foi significativa, contribuindo para difusão do moderno.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMARAL, Aracy (org). Correspondência Mário de Andrade & Tarsila do Amaral.São Paulo: EDUSP/IEB –USP, 2001.

ANDRADE, Mário de. “O Salão” in: Táxi e crônicas do Dário Nacional. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2005.

BADOVICI, Jean. A propos d’une exposition. In: L’Architecture Vivante. Paris: Éditions Albert Morancé, été 1924, p.32-34, planche 46 e 47.

BANDEIRA, Manuel. “ ‘Salão’ dos tenentes”, Diário Nacional, 05 set 1931.

BUYSSENS, Brigitte. DESHOULIÈRES, Dominique. CULOT, Maurice. JANNEAU, Hubert. Rob Mallet-Stevens architecte. Bruxelles: AAM, 1980.

CINQUALBRE, O. (dir) Robert Mallet-Stevens, l’oeuvre complète. Paris: Centre Pompidou, 2005.

COSTA. Lucio. Sobre arquitetura. Porto Alegre: UniRitter Editora, 2007.

DALLABRIDA, Norberto. “A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário” In: Educação v. 32, nº2, p.185-191, Porto Alegre, maio/ago 2009.

DIARIO CARIOCA. O espírito moderno dominando as velhas paredes do Salão Official. Rio de Janeiro, 06 de setembro de 1931. http://memoria.bn.br/pdf/093092/per093092_1931_00981.pdf (acesso em 28 fev. 2020).

KLEIN, Richard. Robert Mallet-Stevens, agir pour l’architecture moderne. Paris: Éditions du Patrimoine, 2014.

LE CORBUSIER. Salon d’automne (architecture). In: L’Esprit Nouveau. Paris: Éditions de l’Esprit Nouveau, nº19, p.195-202, dec. 1923.

_________. L’Exposition de l’École Spéciale d’Architecture. In: L’Esprit Nouveau. Paris: Éditions de l’Esprit Nouveau, nº23, p.233-240,mai. 1924.

MALLET-STEVENS,Robert. Les caractéristiques de l’architecture moderne. In: La Gazette des sept arts. Paris; nº2, 25 janvier 1923, p.8.

MORAES, Marcos Antonio. (Org) Correspondência Mário de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: EDUSP/IEB, 2001.

REICHLIN, Bruno. BOYS, Yves-Alain. TROY, Nancy. De Stijl et l’architecture en France. Bruxelles: Ed. Pierre Mardaga, 1985.

SOUZA, Abelardo. Arquitetura no Brasil: depoimentos. São Paulo: Diadorim/EDUSP, 1978.

UZEDA, Helena Cunha de. Ensino Acadêmico e Modernidade, o curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes 1890-1930. Rio de Janeiro, 2006. Tese (Doutorado) – Escola de Belas Artes- UFRJ.

VAN DOESBURG, Theo. Vernieuwings – popingen in de Fransche Architectuur. In: Het Bouwbedrijf, I, nº6, dez 1924.

VIEIRA, Lúcia Gouvêa. Salão de 31, marco da relação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro: Funarte, 1984.

ZAKIA. Silvia. Uma nova paisagem urbana, Campinas dos anos 30 e 40. São Paulo: Annablume, 2017.

_______. O arquiteto Mallet-Stevens e conexões brasileiras. Relatório final Pós-doutorado. FAU-USP. São Paulo, 2018.

_____. Mallet-Stevens e as lojas Cafés du Brésil. Arquitextos, São Paulo, ano 17, n. 194.00, Vitruvius, jul. 2016. www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/17.194/6116

_____. “A participação de Le Corbusier e de Mallet-Stevens na fundação do CIAM e da UAM, duas entidades complementares” In: XVI Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. (Caderno de resumos). Salvador: UFBA, 15 a18 junho 2021. www.xvishcu.arq.ufba.br

Como Citar
ZAKIA, S. P. Duas exposições emblemáticas. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/285. Acesso em: 29 mar. 2024.