Oficinas colaborativas

desenvolvimento de uma estratégia de ensino e pesquisa em projetos acessíveis

Publicado
2023-12-30
Palavras-chave: oficinas colaborativas, acessibilidade, processo projetual, relações pessoa-ambiente collaborative workshops, accessibility, design process, person-environment relations talleres colaborativos, accesibilidad, proceso proyectual, relaciones persona-ambiente

    Autores

  • Angelina Dias Leão Costa
  • Gleice Azambuja Elali

Resumo

A abordagem interdisciplinar é uma estratégia fundamental ao ensino e pesquisa de questões ambientais ligadas à inclusão de pessoas com dificuldade de uso do espaço, como crianças, idosos, pessoas com deficiência, entre outros. Esse artigo relata uma experiência ocorrida na pós-graduação, que utilizou Oficinas Colaborativas para facilitar o reconhecimento das relações pessoa-ambiente, tomadas como base para a elaboração de propostas arquitetônicas. Discute-se como a perspectiva interdisciplinar influencia a inserção da problemática da acessibilidade no processo projetual, entendendo- se por acessível o local que, além de possibilitar o ir-e-vir, convida as pessoas a usufruírem dos espaços e de suas potencialidades. A atividade teve cunho experimental, atendeu aos preceitos da ética na pesquisa e envolveu profissionais de diversas formações. Explana-se a metodologia adotada, exemplificando-a com apresentação de duas Oficinas realizadas.

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Referências

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Como Citar
DIAS LEÃO COSTA, A.; AZAMBUJA ELALI, G. Oficinas colaborativas: desenvolvimento de uma estratégia de ensino e pesquisa em projetos acessíveis. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v4.436. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/436. Acesso em: 22 dez. 2024.