Muros urbanos e práticas sociais no subúrbio carioca

o espaço infraestrutural das linhas de transmissão de energia entre tempos

Publicado
2026-09-22
Palavras-chave: práticas sociais, espaço infraestrutural, muros urbanos, projeto urbano infrastructural space, urban walls, social practices, urban design espacio infraestructural, muros urbanos, prácticas sociales, proyecto urbano

    Autores

  • Juliana Sicuro Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Programa de Pós Graduação em Urbanismo https://orcid.org/0000-0003-0545-3896

Resumo

O presente artigo trata do espaço infraestrutural das linhas de transmissão de energia que atravessam diversos bairros do subúrbio carioca estabelecendo relações entre a forma urbana e as práticas sociais que ali se estabelecem. O artigo argumenta que a presença de muros definindo os limites entre as faixas de passagem da infraestrutura e a malha urbana ao redor operam como dispositivos relacionais para além de uma presença negativa na medida em que viabilizam determinados tipos de práticas sociais no interior desses espaços. O cultivo de ervas e hortaliças remonta ao passado agrícola dos territórios em questão estabelecendo uma ponte entre tempos, um passado latente que se apresenta como potência para o futuro do espaço urbano contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Maurício de. A Evolução Urbana do Rio de Janeiro. 4 ed. Rio de Janeiro. IPP. 2013 (1987).

AURELI, Pier Vittorio. The Possibility of an Absolute Architecture. Cambridge, Mass: MIT Press. 2011.

KOOLHAAS, Rem; MAU, Bruce. S, M, L, XL. New York: Monacelli Press, 1997.

LASSANCE, Guilherme; GOMES, Beatriz; FREITAS, Lucas; MANSO, Nicholas. In-Formal: Infraestrutura urbana revisitada. Rio de Janeiro, Rio Books: 2024.

VILLAÇA, Flavio. Espaço Intra-urbano no Brasil. São Paulo: Fapesp, 2001.

WALKER, Enrique. Lo ordinario. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.

XIMENES, Luciana Alencar. A terra que surgiu: os conflitos na transformação dos vazios urbanos. O caso do Parque de Madeira. Dissertação de mestrado IPPUR-UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

WOLFRUM, Sophie et all (ed.). Porous City. From Metaphor to Urban Agenda. Basiléia: Birkhäuser Verlag GmbH, 2018. P. 50-55.

Como Citar
SICURO CORRÊA, Juliana. Muros urbanos e práticas sociais no subúrbio carioca: o espaço infraestrutural das linhas de transmissão de energia entre tempos . Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, 2026. DOI: 10.51924/revthesis.2026.v11.698. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/698. Acesso em: 22 set. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.