O público e o privado em curto-circuito

atravessamentos entre arte e arquitetura no brasil no final dos anos 1960

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: público, privado, arte, arquitetura public, private, art, architecture público, privado, arte, arquitectura

    Autores

  • Guilherme Wisnik

Resumo

No final dos anos 1960, auge da repressão no período da ditadura militar, as produções artísticas e arquitetônicas no Brasil atingem uma radicalidade ímpar. A arquitetura brutalista da chamada “Escola Paulista”, liderada por Vilanova Artigas, passa a realizar obras residenciais austeras e obscuras, com pouca intimidade e privacidade, concebidas como se fossem equipamentos públicos. Ao mesmo tempo, o artista carioca Hélio Oiticica começa a construir seus trabalhos ambientais, nos quais a inclusão do corpo do espectador-participante promove uma grande subjetivação dos espaços públicos (museus e galerias) nos quais se instala. Tomando-se essas duas trajetórias comparativamente, percebemos que as linhas mestras das produções artística e arquitetônica no Brasil seguem caminhos opostos. Por outro lado, se equivalem no sentido de tensionar a linha de separação entre as esferas pública e privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
WISNIK, G. O público e o privado em curto-circuito: atravessamentos entre arte e arquitetura no brasil no final dos anos 1960. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.418. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/418. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)