Arte e arquitetura

uma história complicada

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: arte, arquitetura, desenho, pintura, modelo art, architecture, drawing, painting, model arte, arquitectura, dibujo, pintura, modelo

    Autores

  • Fernando Guillermo Vázquez Ramos
  • Paula De Vincenzo F. B. Mattos

Resumo

As relações entre arte e arquitetura têm se desenvolvido de forma complicada, por vezes difícil, ou emaranhada, outras, ligeira e harmoniosa, por vezes intrincada, e outras complexa. Agressiva e beligerante, também. Indiferente, muitas outras, quando não apática ou indolente. Como traçar semelhantes relações que acompanham esse binômio instável desde o século XV é a preocupação desta comunicação, que pelas suas caraterísticas intrínsecas não pode fazê-lo de forma aprofundada, assim, a finalidade é mais reflexiva, no sentido de expor ideias gerais que levam de um início afetuoso entre esses métiers, passando pelas perdas da amálgama que supomos mantinha a relação estável, isto é, pela perda do desenho, para enfrentar o processo de ruptura, às vezes indiferente, outras, muito beligerante. Mas que, como toda relação que se sustenta pelas semelhanças, termina numa reação ao afastamento que reata os laços mais profundos, e, no caso em tela, termina multiplicando as relações que tinham se debilitado ou perdido. A reflexão termina procurando uma conclusão, que por vezes, escapa de nossas mãos, mas que talvez seja, justamente essa a uma conclusão possível numa relação complicada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
GUILLERMO VÁZQUEZ RAMOS, F.; DE VINCENZO F. B. MATTOS, P. Arte e arquitetura: uma história complicada. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.417. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/417. Acesso em: 29 abr. 2024.