História da arte e arquitetura

a imagem cristal na contemporaneidade

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: história da arte, arquitetura, imagem-cristal, ensino de arquitetura e urbanismo art history, architecture, crystal-image, teaching architecture and urbanism historia del arte, arquitectura, imagen de cristal, enseñanza de arquitectura y urbanismo

    Autores

  • Eduardo Rocha
  • Valentina Machado

Resumo

Pesquisa sobre experiência didática realizada com acadêmicos do segundo semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo junto a disciplina de Historia das Artes. A proposta consistiu na utilização da cartografia urbana, da autofotografia e da montagem de um “Atlas Mnemosyne”, com o objetivo de aproximar imagens de períodos diversos da história das artes com a arquitetura vivida na cidade – passado e presente ao mesmo tempo. Como referencial teórico foi utilizado o conceito de imagem-cristal, de Gilles Deleuze, como disparador de processos de criação e invenção, de mundos e projetos de arquitetura – futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
ROCHA, E.; MACHADO, V. História da arte e arquitetura: a imagem cristal na contemporaneidade. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.419. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/419. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)