Por uma experiência da paisagem

a produção do espaço moderno na obra de Roberto Burle Marx

Publicado
2023-12-29
Palavras-chave: Burle Marx, paisagismo, arte, arquitetura, paisagem Burle Marx, landscape design, art, architecture, lanscape

    Autores

  • Ana Paula Polizzo

Resumo

A partir de uma complexa trama de influências e problemáticas relações, a experiência acerca da espacialidade moderna no Brasil teve nas constantes tensões que se estabeleceram entre arquitetura e paisagem (construída ou natural) seus mais potentes resultados. Sendo assim, este trabalho busca trazer alguns questionamentos sobre a obra do paisagista Roberto Burle Marx e seu caminho na definição de uma estética moderna da paisagem, ao colocar o paisagismo como forma de manifestação artística não mais subsidiária à arquitetura, mas, ao contrário, enquanto um campo disciplinar expandido, focado no gesto moderno de intervir e de desenhar o próprio território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...
Como Citar
POLIZZO, A. P. Por uma experiência da paisagem: a produção do espaço moderno na obra de Roberto Burle Marx. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v3.421. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/421. Acesso em: 29 abr. 2024.